Educação Piauí
Rafael Fonteles entrega escola modernizada e reforça ensino integral em Nazária
A cidade de Nazária está recebendo, neste sábado (20), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti...
20/12/2025 13h10
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A cidade de Nazária está recebendo, neste sábado (20), a reforma, ampliação, modernização e climatização do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Hilton Leite de Carvalho. O governador Rafael Fonteles inaugurou a obra, que teve investimento superior a R$ 4 milhões da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A escola atende um total de 426 alunos.

O Ceti passa a contar com sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala do Piauí Saúde Digital, laboratório de ciências e biblioteca, sala de mediação tecnológica, laboratório de informática, refeitório, vestiários, quadra poliesportiva, além da modernização das oito salas de aula. Todos os ambientes foram climatizados e o Ceti recebeu uma subestação de energia, garantindo o pleno funcionamento da estrutura e mais conforto para estudantes e profissionais da educação.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: João Allbert

Durante a solenidade, o governador Rafael Fonteles falou sobre a importância da nova infraestrutura educacional para o fortalecimento da educação em tempo integral e para o desenvolvimento do município. “Cada espaço muito bem cuidado, para que essa educação em tempo integral propicie a formação integral dos estudantes. É uma entrega histórica para Nazária. Todos sabemos que, para sairmos de uma situação de desenvolvimento menor para um desenvolvimento maior, é só com a educação. E essa infraestrutura é o divisor de águas para novas gerações terem mais oportunidades”, destacou.

A escola possui 426 estudantes e oferta ensino médio integrado aos cursos técnicos de Administração com ênfase em Empreendedorismo, Marketing Digital, Agente Comunitário de Saúde e Desenvolvimento de Sistemas, além de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e EJA TEC.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: João Allbert

O secretário de Educação, Washington Bandeira, explicou que uma escola ampliada e com estrutura adequada garante a oferta de mais disciplinas inovadoras. “Essa estrutura amplia a oferta de aulas das disciplinas regulares e inovadoras, como inteligência artificial e empreendedorismo, além de cursos técnicos — seis deles ofertados na unidade —, EJA, atividades esportivas e clube de leitura. Soma-se a isso uma alimentação de melhor qualidade, com três refeições diárias, fatores que impactam diretamente o desempenho dos estudantes”, completou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: João Allbert

A aluna Maria Clara Vieira, de 18 anos, é medalhista nacional em inglês, geopolítica e matemática e está concluindo o ensino médio. Ela ressalta a importância da obra. “Essa reforma é primordial para atender aos novos alunos que vão trilhar essa carreira acadêmica na escola. As oportunidades oferecidas contribuem muito para o desenvolvimento do aluno, como as olimpíadas do conhecimento, em que você pode ganhar premiações e bolsas. Com essa infraestrutura, os alunos vão ter mais impulso para estudar e conquistar o que almejam”, comentou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: João Allbert