Terça, 09 de Agosto de 2022
34°

Poucas nuvens

Parnaíba - PI

Saúde CIRURGIAS ELETIVAS

Governo do Piauí inicia mutirão de cirurgias eletivas; mais de 13 mil pacientes aguardam em fila

Previsão é que sejam realizados 20 mil procedimentos cirúrgicos até o final deste ano. Mutirão foi lançado nesta quarta-feira (29), no Palácio de Karnak, em Teresina.

29/06/2022 às 18h06
Por: Redação Fonte: g1
Compartilhe:
Governo do Piauí inicia mutirão de cirurgias eletivas; mais de 13 mil pacientes aguardam em fila

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) lançou, na manhã desta quarta-feira (29), o Mutirão de Cirurgias Eletivas 2022. A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak, em Teresina. Em todo o estado, pelo menos 13.308 pacientes estão na fila para realizar os procedimentos cirúrgicos.

A previsão é de que sejam realizadas 20.010 cirurgias eletivas até o final deste ano, sendo cerca de 15 mil em atendimentos de rotina e 5 mil em mutirões. Do total de procedimentos cirúrgicos, 12 mil devem ser de catarata, com prioridade para a população acima de 60 anos. Além disso, estão previstas 15 mil consultas oftalmológicas.

Serão contempladas as 11 regiões de saúde do Piauí (Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, São Raimundo Nonato, Valença, Uruçuí e Bom Jesus), que atendem os demais municípios.

Interessados em receber atendimento, devem buscar a Secretaria Municipal de Saúde de onde vivem.

Conforme a Sesapi, em Teresina, 4.4891 pacientes aguardam atendimento no Hospital Getúlio Vargas; 1.211 no Hospital Infantil Lucídio Portela; e 980 no Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar.

“A gente tem uma demanda e a pandemia reprimiu mais ainda essa demanda. A gente tá fazendo esse esforço pra dar vazão. No atendimento normal, do dia-a-dia, a gente não consegue vencer porque acumulou bastante, então a gente tem que fazer esses momentos de mutirão, em que tá todo mundo junto, fazendo a mesma coisa”, comentou a governadora Regina Sousa (PT) durante a solenidade.

O mutirão é dividido em algumas etapas. Primeiro, acontece a consulta, em que serão triados os usuários que necessitam e estão aptos a realizar procedimentos cirúrgicos. Depois, a cirurgia é efetuada. Por fim, há o pós-operatório, que possibilita assistência às intercorrências por até 6 meses para pacientes.

A medida foi aprovada pela Comissão Intergestora Bipartite do Piauí (CIB-PI), para que o tempo de espera na fila da Regulação Estadual para cirurgia eletiva possa ser reduzido.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parnaíba - PI Atualizado às 13h58 - Fonte: ClimaTempo
34°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

Qua 34°C 23°C
Qui 35°C 23°C
Sex 35°C 24°C
Sáb 35°C 24°C
Dom 34°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete