A 1ª Promotoria de Bom Jesus converteu em procedimento preparatório a notícia de fato nº 13/2022 para dar continuidade às investigações de que o Sindicato Rural do Município de Redenção do Gurguéia-PI está emitindo declarações de posse a invasores.
Há um relato realizado por Claudino Bizerra de Sousa Neto que aponta nesse sentido, segundo o MP-PI. Os supostos invasores estariam se apropriando da propriedade de Daniel Bezerra de Sousa, localizada na Data Raposa, em Redenção do Gurguéia.
Segundo o MP-PI, já houve a tomada de informações complementares colhidas de Claudino Bizerra de Sousa Neto. Também já haveria a existência de supostas testemunhas e de “indivíduos envolvidos nos fatos relatados” capazes de elucidar o caso e “apresentar informações essenciais para o deslinde da investigação, objetivando a apuração da verdade real dos fatos”.
O promotor de Justiça responsável pela investigação, Márcio Giorgi Carcará Rocha, diante das informações já colhidas, determinou a notificação do CRI de Redenção-PI, para, no prazo de 15 dias, enviar a certidão de inteiro teor e cadeia dominial atualizadas, referentes aos imóveis registrados em nome de Daniel Bezerra de Sousa, localizados na Data Raposa.
Por fim, solicitou informações junto ao IBAMA, para que este diga se existe registro de propriedades localizadas na Data Raposa, com pedido de licença ambiental; ao INCRA para informar se há registro de certificado de imóvel rural, bem como o georreferenciamento; e ao INTERPI para informar se há algum pedido de discriminação de algum imóvel localizado na Data Raposa, no município de Redenção do Gurguéia-PI, tudo em nome de Daniel Bezerra de Sousa.
Mín. 26° Máx. 32°