Terça, 27 de Setembro de 2022
31°

Poucas nuvens

Parnaíba - PI

Política ELEIÇÕES 2022

Lula é ovacionado por multidão de 50 mil pessoas em ato na zona Leste de Teresina; fotos!

Segundo informações da Polícia Federal, o ato teve um público de 50 mil pessoas.

04/08/2022 às 06h48
Por: Illan Herman Fonte: Meio Norte
Compartilhe:
Lula é ovacionado por multidão de 50 mil pessoas em ato na zona Leste de Teresina; fotos!

O ex-presidente Lula (PT) marcou presença no ato "Juntos pelo Brasil e pelo Piauí" na noite desta quarta-feira (03), na Arena do Povo, zona Leste de Teresina. O presidenciável foi ovacionado ao subir ao palco acompanhado da mulher Janja e ao lado de Rafael Fonteles, Wellington Dias e a governadora Regina Sousa. Segundo informações da Polícia Federal, o ato teve um público de 50 mil pessoas.

Lula cumprimentou todos os companheiros que fazem parte do ato iniciou seu discurso. "Pelo fato de estar com 76 anos idade está ficando mais emocionado do que já tinha ficado em qualquer época de sua vida. Hoje estou particularmente emocionado por estar no Piauí", disse.

O presidenciável lembrou da vez que veio ao Piauí e visitou 12 cidades em um ônibus velho. "Encontrei o Nazareno, pai do Rafael, deputado federal, um companheiro bom de briga e depois encontrei a companheira Regina", disse, enfatizando que somente o Partido dos Trabalhadores foi capaz de um trabalhador de fábrica ser presidente e uma quebradeira de coco ser governadora.

"Regina é governadora do Estado. Isso é anormal. Esse índio foi o cara mais esperto que conheci no Brasil. Um menino do Sindicato dos Bancários virou governador que mais comandou o Piauí. Conheço muita gente no Brasil e muitos governadores, mas têm poucos da qualidade do Wellington Dias", disse.

Lula disse que sua vinda não é pedir voto, mas para dizer ao povo do Piauí. "Aqui eu tenho candidato a governador, que é Rafael Fonteles, companheiro, secretário de Fazenda e, se Deus quiser, futuro governador. Se ele tiver herdado o caráter do pai e aprendido a governar com Wellington Dias, o Piauí terá um grande governador", disse, enfatizando que o povo do Piauí deu uma demonstração de grandeza.

"Vocês recuperaram a bandeira do Brasil para os brasileiros", disse, enfatizando que a bandeira brasileira é do povo. "Foi uma das coisas mais emocionantes que assisti na minha vida política. Que outros repitam isso e cantem o hino. Ver vaqueiro cantando o hino foi emocionante. Obrigado Piauí", disse, citando que espera que Janja cante todas as noites a música cantada por Dona Conceição.

Lula também falou da situação do Brasil e disse que o país está pior que em 2003. "O Brasil tem mais desemprego, o óleo diesel está mais caro, a carne desapareceu da mesa do trabalhador. Tudo está mais caro", disse, enfatizando que está no Piauí para dizer ao povo: "Não se preocupem com os meus 72 anos. As pessoas só envelhecem quando não tem uma causa e eu tenho uma causa, vou provar à elite brasileira que o povo vai voltar a comer três vezes ao dia. Vamos provar que neste país não morrerá mais criança de desnutrição", disse.

O ex-presidente disse que no Brasil, provou que a agricultura familiar e pequeno produtor dão conta de sustentar o país quando tem financiamento para comprar máquinas e produzir. "Vamos continuar fazendo reforma agrária e financiar agricultura familiar. Vamos provar que o povo brasileiro vai voltar a sorrir. Não é uma tarefa fácil", disse.

Lula pontuou ainda estar preparado para recuperar o Brasil. "Vamos garantir a refeição, o emprego, o aumento do salário mínimo, vamos continuar fazendo universidades, escolas técnicas e fazer o Brasil a ser respeitado novamente no mundo inteiro. Eu só quero que vocês saibam que estamos prontos para ganhar as eleições", pois o que sofreu em 580 dias não tem problema. "Na cadeia estabeleci meu casamento com a Janja e posso dizer que um homem apaixonado quer amor, fraternidade. Precisamos dizer vai distribuir livros e garantir que o povo possa respeitado", disse, enfatizando que vai trabalhar pela melhoria da qualidade de vida.

Em 2010, o Brasil vendia 3.800.000 carros por ano. Hoje vendeu 2 milhões de veículos. "Eu quero que o pobre compre carro, celular, televisão e pode dar o melhor para família. Vamos fazer o Minha Casa e Minha Vida Outra Vez e cada um vai pintar sua casa da cor que quiser", disse.

Lula disse que com Rafael Fonteles no Piauí e ele na presidência será feita outra revolução. "Vamos voltar a conquistar a respeitabilidade no mundo e trabalhar por emprego para os jovens. Eu quero que o pobre deixe de ser pobre. Ou eles acham que a gente faz uma opção pela miséria? Eu tenho disposição e quando vocês estiverem desanimados, lembrem da minha disposição", disse.

Lula chamou Rafael e Wellington e pediu aos piauienses que tem disposição para votar em Lula e Wellington Dias vote primeiro em Rafael Fonteles. "Daqui para frente não teremos descanso, não deixaremos que a mentira disseminada", disse, prometendo voltar ao Piauí para mais um ato para Rafael Fonteles. No final do ato, Wellington Dias fez a oração do Pai Nosso com a multidão.

Fonteles diz que Piauí vai ajudar Lula a vencer no 1º turno

O pré-candidato a governador Rafael Fonteles diz que o momento é de gratidão a Deus pelo dom da vida e por possibilitar o evento para falar de futuro. "Gratidão a todos que vieram ao evento para ouvir Lula", disse.

Rafael Fonteles destacou Wellington Dias, o maior líder político do Piauí e agradeceu também a Lula, que representa a volta do esperança para o Brasil. "Nossa gratidão pelo seu entusiasmo e alegria depois de tantas injustiças. Graças a Janja, que trouxe felicidade para nosso presidente e agregou pautas importantes", disse.

Rafael Fonteles disse que está emocionado pois acompanha essa caminhada desde criança e lembrou da parceria de 2002 com Lula na presidência e Wellington Dias no governo. Ele destacou que a missão de governar será a maior de sua vida.

No discurso, ele disse que o Piauí tem o povo mais consciente e inteligente. "É um estado que tem a maior vacinação contra covid. Isso não é coincidência, é consciência do povo", comenta.

Durante a pandemia, Rafael Fonteles lembrou que dos 27 estados, só dois continuaram crescendo. "Queremos continuar sendo exemplo na redução da pobreza. Queremos ser o estado da revolução digital. Queremos ser campeões do IDEB", disse, enfatizando que o Piauí tem compromisso com o meio ambiente.

"Seremos o estado que mais vai gerar emprego no Brasil e com essa energia e, sabendo que podemos contar com você, vamos trabalhar sim com a difícil de suceder Wellington Dias, o maior governador da história", disse, enfatizando que o Piauí vai ajudar Lula a ganhar no primeiro turno.

Wellington Dias relembra programa Fome Zero

O ex-governador e pré-candidato ao Senado, Wellington Dias, disse em seu discurso que estava lembrando do primeiro cartão do Fome Zero entregue à família de Guaribas que tinha um garoto que hoje é advogado na região. "A política só faz sentido quando muda a vida das pessoas", disse. No discurso, ele falou dos conselhos da mãe de Lula que pediu para ele ajudar o povo. "Está aqui conosco o homem que mais ajudou o Piauí", disse, lembrando que o Fome Zero foi lançado aqui por ser o estado mais pobre.

Wellington disse que a sociedade vive a maior concentração de renda da história do planeta. "O desafio da fome no mundo e muito mais forte no Brasil. A FGV e o IPEA acaba de divulgar que o Piauí não está mais no mapa da fome", comenta, afirmando que o Piauí era pobre mesmo. "Nossa renda melhorou. Éramos o estado da lamparina e agora, com 3.300.000 habitantes e estamos na esperança de que as 18 mil famílias que faltam, quando Lula ganhar vai completar", disse, enfatizando que a segurança hídrica também será completada.

Wellington Dias destacou a universalização do ensino superior e destacou a descentralização da saúde com alta e média complexidade nas regiões do estado. "Fomos o primeiro lugar em vacinação", disse. Ele também chamou Rafael Fonteles para o centro do palco e apresentou ao público. "Rafael Fonteles tem sensibilidade. É o menino do Lula e, se Deus quiser e a vontade do povo, vai ser o governador do Piauí", declarou.

No seu discurso, Wellington destacou o fato do Piauí ser o terceiro lugar na produção de energia solar e quarto em energia eólica. "Temos a maior rede de conectividade, completamos 196 municípios com internet. O Piauí está preparado para o século XXI e XXII", afirmou.

Wellington Dias falou que o Piauí está organizado e não anda com pires na mão. "Aqui, nossos deputados federais, colocam emenda e recursos", disse, enfatizando que o gesto de Lula de ir até Geraldo Alckmin é nobre.

Wellington pontuou a coragem de Lula por não abrir mão da honestidade e provar sua inocência. "O Piauí e o Brasil vai entender que a união de Lula e Alckmin é pelo Brasil", afirma. Ele encerrou o seu discurso, citando frase de Torquato Neto que só saber do que pode dar certo e não tem tempo a perder.

Regina Sousa pediu a Lula atenção para regularização fundiária

A governadora Regina Sousa (PT) saudou Márcio Macêdo, Randolfe Rodrigues e, especialmente, a Janja. "Agradeço a você Janja por ter feito o Lula feliz", disse. Regina Sousa informou que acabou de assinar convênio e terá um escritório da FAO no Estado.

No seu discurso, Regina Sousa informou a Lula que o Piauí é o único estado do Brasil que tem curso superior em todos os municípios e conta que autorizou que a UAPI possa oferecer novos cursos a partir do próximo ano, com cursos na área de tecnologia e de agronomia.

A governadora apontou algumas demandas para Lula e destacou a regularização fundiária de terras para quilombolas, indígenas e comunidades tradicionais. "A grande obra de Lula foi levantar a autoestima do povo. Precisamos devolver o sorriso no rosto dos brasileiros e brasileiras", disse.

A governadora pediu ainda mais atenção a agricultura familiar, mais residência e o problema da água. "Celso Furtado tinha vergonha do carro-pipa e temos que estabelecer como meta erradicar a história de carro-pipa para o nosso povo. Vamos continuar nessa alegria", disse, encerrando seu discurso com música de Martinho da Vila.

Randolfe Rodrigues enaltece história do Piauí

O senador Randolfe Rodrigues (REDE) foi o primeiro a discursar no ato Juntos pelo Brasil e pelo Piauí. Ele saudou a governadora Regina Sousa (PT), uma quebradeira de coco, dirigindo Estado. Ele disse esperar a volta de Wellington no Senado.

Randolfe afirmou que o piauiense lutou na Batalha do Jenipapo e daqui há 60 dias, o Piauí tem 'uma batalha humanitária, no dia da eleição'. "Graças ao Piauí, o Brasil possui a atual geografia, quando índios, camponeses e trabalhadores lutaram a Batalha do Jenipapo", disse.

Ele destacou que o Piauí recebeu O Fome Zero. "Povo do Piauí, da Batalha do Jenipapo, onde começa a epopeia do homem americano. 60 dias estão por vir, os mais importantes da vida de vocês", disse. Randolfe Rodrigues destacou ainda que sai de Teresina com a certeza de que 2022 será a hora da virada.

Deputado Márcio Macêdo destaca papel de Regina Sousa

O deputado federal da Paraíba, Márcio Macêdo, que junto com Wellington Dias, coordena a campanha do ex-presidente Lula, destacou o papel de Regina Sousa como governadora. "Essa jornada que estamos, em cada estado é uma emoção especial", disse, enfatizando que faltam 59 dias para o povo vai escolher qual o lado governará o país.

Márcio Bandeira falou que a aliança com Geraldo Alckmin é importante para unificar o País. "Quero agradecer aos companheiros do MDB que teve coragem de abraçar a candidatura de Lula", disse.

Marcelo Castro destaca benefícios

O senador Marcelo Castro foi o primeiro piauiense a falar. Ele destacou sua emoção com os discursos de Yuri e de Juliana. "Presidente o senhor sabe quem criou o município de Guaribas? Marcelo Castro, quando ainda era deputado estadual. Andei no povoado e vi um lugar tão isolado e tão longe e pensei que a única solução seria criar uma cidade", disse.

Marcelo Castro pontuou que os benefícios chegaram a Guaribas. "A cidade tem asfalto, a BR 235 construída pelo governador Wellington Dias. Faltam pouco mais de 60 km para chegar a Bom Jesus e como relator do orçamento vou colocar recurso para terminar essa obra", disse.

O senador disse ainda que o Piauí nunca faltou a Lula. "Em 2018, você não pode ser candidato e a maior maioria que Fernando Haddad teve em todo o Brasil foi no Piauí. 77% dos votos válidos do Piauí foram para Haddad", disse, enfatizando que tem orgulho de dizer que o estado mais lulista do Brasil é o Piauí. "Novamente, entre todos os estados brasileiros, você terá a maior maioria", disse, destacando a parceria MDB e PT que vem de muito tempo.

"Neste ano vamos eleger Rafael Fonteles governador e o deputado Themístocles Filho o nosso vice-governador. Presidente Lula, temos feito o dever de casa no Piauí desde 1994, esse campo político progressista e popular ganhou todos as eleições no Estado", disse, declarando que agora o grupo vai ganhar novamente.

"Rafael Fonteles é jovem, preparado, estudioso, primeiro lugar em todos os lugares em que apresentou. Empresário de sucesso e o melhor secretário de Fazenda que o Piauí já teve em toda sua história. Wellington Dias fez do seu quarto governo o melhor de todos, por sua experiência, mas também por ter Rafael Fonteles comandando as receitas", disse, enfatizando que acredita que Rafael Fonteles vai fazer um governo moderno e alinhado com o povo.

"Wellington Dias vai ser eleito senador para ajudar a enfrentar as batalhas que Lula vai enfrentar. Esse grupo espera eleger 8 deputados federais e eu e Wellington no Senado, vamos o ajudar a defender o povo brasileiro", disse.

Marcelo Castro disse que o Piauí está hoje diante do maior estadista e maior presidente que o Brasil já teve, pois promoveu ascensão social, já que mais de 30 milhões de brasileiros saíram da linha da miséria e acredita que Lula será eleito no primeiro turno.

Themístocles diz que Lula está mais experiente para comandar o país

O deputado estadual e pré-candidato a vice-governador Themístocles Filho agradeceu a presença de cada pessoa e afirmou que da conversa que teve com o presidente Lula nesta quarta-feira, 3, sabe que o presidente Lula está mais experiente para comandar o Brasil.

"Temos que sair daqui de mãos dadas, quem gosta de Lula, gosta de Rafael, gosta de Wellington", disse, enfatizando que Lula é exemplo de inspiração para muitos brasileiros. "Acreditamos em Deus, que lhe deu tanta força para fazer você superar os obstáculos. Nõs vamos caminhar juntos por um Brasil e um Piauí melhor", disse.

Durante o evento, Yuri, jovem de Guaribas-PI, leu uma carta para o presidenciável e contou a realidade de sua cidade antes de Lula ser presidente do Brasil.

O jovem falou que seu sonho é fazer Medicina e declarou saber que precisa estudar muito. "Graças a você, filho de pobre pode fazer medicina", disse, encerrando seu discurso, afirmando que Lula é esperança.

Já Luciana, disse que nasceu e foi criada no povoado em Guaribas. Os pais, agricultores, não tiveram estudo. "Hoje estou aqui, estudei em escola pública a vida toda.  O ensino fundamental na escola Benedito Alves, o ensino médio no CETI em Guaribas e meu sonho era se formar", disse, enfatizando que em 2017, o ex-governador Wellington Dias disponibilizou o curso de bacharel em Administração.

"Foi muito orgulho, estou realizando o sonho de estar se formando. Hoje estou realizando dois sonhos, o de meu pai em conhecer Wellington Dias, que não desistiu da educação", disse.

Luciana diz que através da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), em menos de um ano vai estar formada. "Não paro por aqui, pois sei que Lula voltando, os meus sonhos serão todos realizados". No ato, a forrozeira Sebastiana, de São Raimundo Nonato, também deu seu show.

"Comecei a estudar aos 50 anos e agradeço a Deus pelo programa de alfabetização", disse. Ela tocou para dona Conceição, de Campo Maior, cantar uma música em homenagem ao ex-presidente.

Representantes petistas e de legendas da base

Além do público, os representantes petistas e de legendas da base aliada também comparecem em peso. Assim, o vereador Deolindo Moura foi um dos primeiros a chegar. Em conversa à reportagem, o parlamentar disse que o evento mostra a força de Lula e do PT no Piauí, sinalizando que o movimento ficará cada vez mais forte.

"Enquanto eles falam, a gente faz", frisou ao contestar a previsão de vitória da oposição no pleito estadual em Teresina".

Mulher de Rafael diz que Lula agrega à pré-campanha

Isabel Fonteles, esposa do candidato ao Governo do Piauí, Rafael Fonteles, cravou que a vinda do ex-presidente vem somar na pré-campanha.

"Essa vinda de Lula é muito simbólica, sabemos da força que ele tem no Piauí e sem dúvidas vem pra somar", frisou.

Mainha: Forma de governar do Lula beneficia o Piauí

O ex-prefeito de Itainopolis e pré-candidato a deputado federal pelo Solidariedade, Mainha, também marca presença, ele frisa que a "forma de governar do Lula", beneficia o Piauí.

"Não é à toa que o Piauí em termos percentuais é o Estado que mais dará votação ao Lula", afirmou.

Segundo o pré-candidato a governador do Piauí pelo PT, Rafael Fonteles, o Ato Juntos pelo Brasil e pelo Piauí marcará a caminhada do presidenciável como maior ato de pré-campanha já realizado no Brasil.

No local do ato, o deputado estadual Francisco Limma disse que o ex-presidente Lula sempre foi muito bem recebido no Piauí e que o evento é um marco.  Questionado se a presença do presidenciável fortalece as candidaturas do PT no Piauí, o parlamentar sinalizou que agrega muito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Teresina - PI
Sobre o município Teresina é um município brasileiro, capital do estado do Piauí e a única capital da Região Nordeste que não se localiza no litoral, distando 343 km do Oceano Atlântico. Com uma população estimada em 868.075 habitantes em 2020, é a cidade mais populosa do Piauí.
ELEIÇÕES 2022
ELEIÇÕES 2022
Sobre Acompanhe tudo sobre as Eleições 2022.
Parnaíba - PI Atualizado às 17h13 - Fonte: ClimaTempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 34°

Qua 35°C 25°C
Qui 35°C 24°C
Sex 35°C 25°C
Sáb 33°C 24°C
Dom 32°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete