Geral Piauí
Saúde do homem: Emgerpi inicia ações do Novembro Azul
A terceira roda de conversa acontecerá nesta sexta-feira (22). A ação contemplará os funcionários do Arquivo Geral e contará com a presença da médi...
19/11/2024 17h27
Por: Illan Herman Fonte: Secom Piauí

Com o tema “Agora que são eles!”, a Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) inicia, nesta semana, ações do Novembro Azul, campanha criada para alertar o público masculino sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e como quebrar preconceitos que ainda são obstáculos para evitar outras doenças.

Pensando na valorização da saúde preventiva, nesta terça-feira (19), duas rodas de conversas, voltadas para a saúde dos homens que trabalham na sede da empresa foram realizadas com a presença de profissionais do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público (Ciaspi). Durante a condução dos diálogos de conscientização, a enfermeira, Isabela Vaz, explicou aos funcionários que, por meio da campanha, já existe um despertar maior do homem quando o assunto é cuidar da própria saúde. 

“Notamos no homem moderno uma procura maior aos serviços de saúde, inclusive de ir ao urologista para fazer suas consultas periódicas, mas essa mudança ainda não minimiza a necessidade de fortalecer o debate sobre o câncer de próstata e tudo que envolve o objetivo do Novembro Azul”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Mário da Silva é chefe do almoxarifado da Emgerpi e trata um câncer de próstata. O funcionário aproveitou o evento para relatar os sintomas que sentiu antes de descobrir a doença, além de alertar os colegas de trabalho sobre a importância de fazer exames anualmente.  “É importante que todos aqui se cuidem. Sei que muitos homens têm medo porque as profissionais que fazem os nossos exames são mulheres, mas é preciso superar isso e também de não querer fazer o exame do toque retal. Melhor se cuidar para amanhã ou depois não está arrependido”, alertou.

Dentro do contexto onde homens ainda esperam que as mulheres os incentivem a buscar o autocuidado, a psicóloga do Ciaspi, Nayane Caroline, falou que mesmo sendo um homem com visão moderno, é nítido ainda a resistência dele de ir às consultas regularmente e isso é reflexo do próprio processo histórico que tem como base o comportamento machista de achar que cuidar da saúde é coisa de mulher. "A saúde mental do homem está ligada a sua busca por mais saúde física, até porque ele cuida da parte emocional, consegue analisar e perceber a importância da prevenção”, ressaltou.

O assessor especial de gabinete, Emerson Magalhães, reforçou a importância dos homens quebrarem antigos tabus e contribuir para promoção da saúde preventiva.

A terceira roda de conversa será realizada na próxima sexta-feira (22). Desta vez, a ação contemplará os funcionários do Arquivo Geral e contará com a presença da médica do trabalho da Emgerpi, Bianca Tourinho. Todas as ações voltadas para a valorização dos empregados são planejadas pela equipe de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) da Emgerpi.