Terça, 27 de Setembro de 2022
30°

Poucas nuvens

Parnaíba - PI

Tecnologia SINAL 5G

Ministro das Comunicações anuncia liberação do sinal 5G em Teresina na segunda-feira (19)

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o sinal também será liberado neste dia em mais 6 capitais do país.

14/09/2022 às 17h44
Por: Illan Herman
Compartilhe:
Tecnologia 5G deve estar em operação na capital piauiense a partir de segunda-feira (19). — Foto: Divulgação Semurb
Tecnologia 5G deve estar em operação na capital piauiense a partir de segunda-feira (19). — Foto: Divulgação Semurb

O ministro das comunicações, Fábio Faria, anunciou que a quinta geração de internet móvel, o 5G, chegará em Teresina na próxima segunda-feira (19). Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o sinal também será liberado neste dia em mais seis capitais.

"Daqui a 5 dias, o 5G começa a operar em Teresina e em pouco tempo todas as antenas estarão instaladas e estarão otimizando as redes e o 5G vai estar em pleno funcionamento", afirmou o ministro Fábio na rede social.

A nova tecnologia fornece uma conexão com velocidade ultrarrápida e estreou no país no dia 6 de julho, em Brasília. Na segunda (19), as capitais contempladas serão: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI).

Até dezembro de 2029, conforme a Anatel, serão atendidos todos os municípios com população inferior a 30 mil habitantes.

Teresina apta a receber o sinal

O secretário de governo da Prefeitura de Teresina, André Lopes, declarou que a capital está apta para receber a tecnologia que causa menos impacto ao meio ambiente. Conforme o calendário da Anatel, a cidade tem até o fim de novembro para receber as antenas.

"O 5G permite menos latência na comunicação entre os dispositivos e uma série de coisas que podem ser inseridas na cidade, como a integração dos sinais de trânsito, garantindo a construção de uma cidade mais inteligente. Estamos prontos para a nova tecnologia", afirmou André Lopes.

A prefeitura também informou que já teve conversas com as empresas que garantem cumprir o calendário e as normas estabelecidas pela Anatel para a entrega das antenas.

Sinal restrito

Vale destacar que, neste primeiro momento, o sinal do 5G chega as capitais do país restrito a alguns bairros, salvo exceções, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada 100 mil habitantes. O número vai crescendo conforme o passar dos anos.

Contudo, nada impede que as operadoras instalem mais antenas do que o mínimo exigido - o que vem acontecendo nas capitais em que a tecnologia já está disponível. A área de abrangência de cobertura neste início do serviço faz parte da estratégia comercial de cada operadora.

O que é o 5G

A quinta geração de internet móvel oferece mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduz o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e torna as conexões mais estáveis. Também promete a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo, como celulares, carros, semáforos e relógios. Tudo isso já pode ser ligado ao 4G, mas é esperada uma melhoria na conexão.

A média da velocidade 4G no Brasil entre as quatro maiores operadoras é de 17,1 Mbps (megabits por segundo), de acordo com um relatório da consultoria OpenSignal de maio de 2021. Uma conexão com excelente performance chega à próximo 100 Mbps.

O 5G, por sua vez, pode chegar à velocidade entre 1 e 10 Gbps – uma diferença de 100 vezes ou mais em relação ao 4G.

Para ter acesso à internet 5G, é preciso ter um celular que disponibilize a tecnologia. Os aparelhos mais novos já vêm habilitados. A princípio, segundo as operadoras de telefonia, não será preciso atualizar o pacote de dados para acessar o 5G, basta que o celular tenha a função.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Teresina - PI
Sobre o município Teresina é um município brasileiro, capital do estado do Piauí e a única capital da Região Nordeste que não se localiza no litoral, distando 343 km do Oceano Atlântico. Com uma população estimada em 868.075 habitantes em 2020, é a cidade mais populosa do Piauí.
Tecnologia e Games
Tecnologia e Games
Sobre Tudo sobre Tecnologia e Games
Parnaíba - PI Atualizado às 17h34 - Fonte: ClimaTempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 34°

Qua 35°C 25°C
Qui 35°C 24°C
Sex 35°C 25°C
Sáb 33°C 24°C
Dom 32°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete