Terça, 27 de Setembro de 2022
31°

Poucas nuvens

Parnaíba - PI

Tecnologia INCLUSÃO

Startup piauiense testa aparelho inclusivo para surdos durante shows de Whindersson Nunes

Próximo passo da startup é tornar a tecnologia acessível ao público.

19/09/2022 às 10h45
Por: Illan Herman Fonte: g1
Compartilhe:
Maria Rita e Alex durante show de Lil Whind (Whindersson Nunes) no Rock in Rio — Foto: Reprodução/ Thiago Domingos
Maria Rita e Alex durante show de Lil Whind (Whindersson Nunes) no Rock in Rio — Foto: Reprodução/ Thiago Domingos

Uma startup piauiense está realizando testes com um protótipo de tecnologia que capta vibrações sonoras, para inclusão de pessoas surdas durante shows. Os testes foram realizados na apresentação de Lil Whind (Whindersson Nunes) no Rock in Rio e aconteceram novamente durante o festival GiraSol em Teresina em que Lil Whind também fez show.

No Rock in Rio, participaram do teste duas pessoas surdas de nascença, incluindo a jovem Maria Rita, estudante que deu origem à sigla que nomeia o aparelho: MR. A estudante conheceu o projeto quando a startup levou o suporte tecnológico para escola em que estuda.

Após o contato, Maria Rita se questionou sobre como a robótica poderia ajudar no processo de inclusão de pessoas surdas em ambientes como shows, festas e outros eventos culturas; e a partir daí, o protótipo do MR passou a ser desenvolvido.

O sócio fundador da startup, o físico Gildário Lima, esteve presente durante o teste realizado no evento. Segundo ele, foram realizadas alterações no protótipo após o teste realizado em show de Whindersson em Teresina, em junho de 2022. Este foi o quarto teste realizado com o equipamento, e pela primeira vez, está 100% móvel, facilitando a mobilidade do usuário.

A estudante surda Maria Rita, natural do Ceará, e o digital influencer carioca também surdo Alex Bill, estiveram pela primeira vez participando de um show em área livre e com a mobilidade independente ao usar o protótipo. Segundo Maria Rita, a experiência foi muito importante para ela, que se sentiu incluída no evento.

“Foi uma experiência muito importante, e foi através de um encontro, de uma conversa que tivemos que eles foram desenvolvendo isso. Eu agradeço de coração por todas essas vivências. Eu espero que no futuro, a tecnologia robótica elas possam estar sempre presentes, porque o MR por exemplo me ajudou a perceber as vibrações no show do Whindersson lá no Rock in Rio, então foi algo maravilhoso, eu me senti incluída. Eu pude perceber todos os sons que estavam sendo produzido naquele momento. Foi a primeira vez que eu senti isso” comemorou a estudante.

“Foram realizadas mudanças no design, ergonomia e adicionamos uma bateria. O protótipo agora tem 100% de mobilidade” contou Gildário.

Festival em Teresina

De acordo com Gildário, um novo teste foi feito durante a apresentação de Lil Whind em Teresina, neste domingo (18), e a partir daí a startup visa buscar com investidores e outras empresas uma maneira de tornar a tecnologia mais acessível ao público.

"Iremos disponibilizar um manual de montagem e todos os itens necessários para que laboratórios de robótica como os da TRON, possam reproduzir. Também vamos pensar em uma parceria para uma possível versão comercial, porém acessível" completou o físico.

Durante o show na capital piauiense, mais pessoas puderam participar do momento e Whindersson Nunes comentou sobre o que o aparelho estava proporcionando às pessoas, lembrando do seu filho.

"Hoje eu não tenho o meu filho, mas se eu tivesse com ele aqui agora, eu queria que o mundo tivesse preparado para ele, como eu quero que esteja preparado para essa moça e para todo mundo que está aqui. Esse é o festival da acessibilidade. Estou muito feliz", disse Whindersson.

Tecnologia usada no MR

Gildário explicou que a tecnologia usada no projeto MR, que recebe esse nome em homenagem a uma aluna surda de uma escola que usava o método TRON, e a partir dos questionamentos da estudante Maria Rita, o projeto foi desenvolvido; consiste em um dispositivo que percebe sons em dois níveis.

“Ele consegue perceber o som ambiente quando o dispositivo está na versão ambiente, então tudo de som que rola no ambiente ele capta, processa e transforma isso para vibrações mecânicas espalhadas no corpo. Uma segunda forma de captação do dispositivo é por meio de um smartphone, onde eu conecto o dispositivo em um aparelho e todos os sons que saem do aparelho, música, independente do barulho externo, vai ser convertido também para experiência desse aparelho”, explicou Gildário.

Gildário contou ainda que além do MR, a TRON ainda possui outros projetos que serão desenvolvidos, como o protótipo de uma cadeira de rodas de baixo custo, que será executado após a finalização do MR.

Importância de Whindersson no projeto

O humorista piauiense, segundo Gildário, tem um papel fundamental no desenvolvimento dos projetos desenvolvidos pela startup, já que além de financiador Whindersson é um incentivador da inclusão de pessoas com deficiência.

"Ele passa a fazer parte dessa startup, ele comprou a ideia, por ser uma startup que surgiu no Piauí, e que está tendo impacto nacional e que revolucionando a inserção de tecnologia nas escolas por meio do método TRON. E segundo, porque ele é um grande defensor da inclusão e de como a tecnologia pode propiciar isso", falou ele.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Teresina - PI
Sobre o município Teresina é um município brasileiro, capital do estado do Piauí e a única capital da Região Nordeste que não se localiza no litoral, distando 343 km do Oceano Atlântico. Com uma população estimada em 868.075 habitantes em 2020, é a cidade mais populosa do Piauí.
Tecnologia e Games
Tecnologia e Games
Sobre Tudo sobre Tecnologia e Games
Parnaíba - PI Atualizado às 16h33 - Fonte: ClimaTempo
31°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 34°

Qua 35°C 25°C
Qui 35°C 24°C
Sex 35°C 25°C
Sáb 33°C 24°C
Dom 32°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete