Cidades CONTAS DE 2021
Tribunal de Contas julgou irregulares contas de gestão do ex-secretário da SEMEL Draga Alana
Draga Alana ingressou com um Recurso de Reconsideração junto à Corte de Contas para reverter a decisão.
01/08/2024 22h56
Por: Illan Herman

O então secretário de Esportes e Lazer de Teresina, Draga Alana, teve suas contas de gestão à frente da SEMEL julgadas irregulares, referente aos exercícios de 2021. Também foi aplicada multa ao ex-gestor da ordem de 2.000 UFR/PI.

O político, quando do desenrolar do processo, sequer apresentou suas argumentações defensivas no prazo correto. A decisão da Segunda Câmara foi unânime.

Segundo voto da relatora, conselheira Lilian Martins, “a análise das contas revelou irregularidades que, além de evidenciar a ausência de controle interno, configuram a inobservância da legislação vigente”.

Destacou ainda que “em respeito aos princípios do contraditório e da ampla defesa, procedeu-se à citação do responsável que não apresentou defesa nos autos, em que pese ter sido devidamente citado”.

“Tal fato implica na revelia do gestor”, complementou.

Entre as irregularidades detectadas estariam:

A SEMEL é órgão pertencente ao município de Teresina e tem como atribuições planejar, executar e supervisionar as atividades esportivas, recreativas e de lazer, bem como fomentar os desportos da capital.

Determinações e recomendações expedidas

A passagem de Draga Alana à frente da SEMEL acarretou uma série de determinações e recomendações por parte da Corte de Contas à pasta oriundas desse julgado. São elas:

Tentativa de mudar entendimento da câmara

Draga Alana ingressou com um Recurso de Reconsideração junto à Corte de Contas para reverter a decisão.