O pré-candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo, apresentou, nesta segunda-feira (05/08), o plano de governo da coligação “Juntos por Teresina”.
O documento registrado na Justiça Eleitoral conta com a colaboração dos 13 partidos que formam a aliança e traz propostas como a tarifa zero no transporte público e a recuperação do sistema de saúde da capital.
Fábio Novo destacou os principais focos de sua proposta e mencionou as visitas a outras cidades para estudar soluções viáveis.
“O principal problema de Teresina, da população é a saúde, então nós vamos focar nisso, depois o transporte, onde também é um grave problema da cidade, nós visitamos São Paulo, que tem a maior frota do país e da América Latina, são 13 mil ônibus rodando por dia. Nós também visitamos Curitiba, nós visitamos outras cidades, vimos as experiências que existem hoje espalhadas pelo Brasil, já são 120 cidades que implementaram a Tarifa Zero. No nosso programa, no primeiro ano, primeiro garantir uma frota, dobrar a frota, voltar a ter 450 ônibus rodando em Teresina para que não se fique duas horas numa fila esperando e já no primeiro ano a gente colocar a Tarifa Zero para estudantes da rede estadual e municipal. No segundo ano, com apoio do presidente Lula e da nossa bancada federal, nós vamos atrair recursos para colocar 100 ônibus rodando por dia”, disse Fábio Novo.
Além disso, Fábio Novo falou sobre a inovação proposta em seu plano de governo com a criação da coordenação do clima.
“Vem a inovação da criação da coordenação do clima, Teresina vive os efeitos do clima extremo, nós já aumentamos 2 graus, a nossa temperatura está acima do restante do mundo e essa coordenação vai cuidar de todas as políticas. E aí vem a política, que precisa ser tratada com muito carinho de galerias, observem que nos últimos 5 anos os efeitos do clima extremo já coloca Teresina como uma cidade que tem ruas que se transformam em rios e pessoas morrendo”, disse Fábio.
Outro ponto importante de seu plano de governo é a meta de plantar 250 mil árvores por ano, totalizando um milhão de árvores nos próximos quatro anos, como forma de melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente na cidade.
“Nossa meta a cada ano são 250 mil árvores plantadas, portanto um milhão de árvores para serem plantadas nos próximos quatro anos”, finalizou Fábio Novo.
O pré-candidato a vice-prefeito de Teresina, Paulo Marcio, comentou sobre o plano de governo apresentado.
“Hoje é um grande dia, o dia que o Fábio Novo apresenta para Teresina o plano de governo para a cidade. O plano de governo que foi construído por homens e mulheres de Teresina. É a primeira vez na história da capital que se tem um plano de governo que foi totalmente construído pela cidade, abriu-se uma plataforma digital que o teresinense tem o direito de voz e de vez”, disse Paulo Marcio.
A pré-candidata a vereadora, Fernanda Gomes elogiou a pré-campanha de Fábio Novo, destacando sua dedicação em visitar os bairros de Teresina e apresentando um plano de governo focado nas principais necessidades da população, como transporte público, saúde e educação.
“O Fábio vem fazendo uma pré-campanha eximia por toda cidade de Teresina, já é a terceira vez que ele anda pelos 133 bairros da nossa capital e hoje marca um pontapé inicial para a campanha, que é a apresentação do seu plano de governo, nele nós vamos tratar do transporte público coletivo, de saúde, de educação. Então são pautas muito importantes que hoje a população de Teresina está carecendo”, disse Fernanda.
Floro Mauel, pré-candidato a vereador de Teresina, ressaltou o papel do PDT na construção e formulação do plano de governo, destacando o apoio contínuo ao projeto de Fábio Novo e a importância do lançamento oficial do plano.
“O PDT vem desde o início ajudando a construir e formular esse plano de governo. E agora não poderia ser diferente a gente construindo esse plano, está aí hoje no lançamento e homologando o que a gente quer para a cidade de Teresina”, disse Floro.