Segunda, 05 de Dezembro de 2022
32°

Poucas nuvens

Parnaíba - PI

Polícia FURTO DE ENERGIA

Empresa é acusada de causar prejuízo de R$100 mil reais à Equatorial Piauí

Uma representante da empresa foi presa em flagrante e encaminhada à Central de Flagrantes.

22/11/2022 às 13h01
Por: André Ramalho
Compartilhe:
Mãe Rainha Urbanismo
Mãe Rainha Urbanismo

A Polícia Civil realizou durante a última semana Operação visando combater o furto de energia no Norte do Piauí. Entre os alvos, estavam clientes da Equatorial Piauí com alto padrão de consumo que se encontravam em situação de inadimplência, autorreligados e clandestinos sem consumo registrado pelo equipamento de medição.

Após o registro de Boletim de Ocorrência por parte da empresa lesada, agentes da Delegacia Estadual de Capturas - DECAP, unidade que é responsável pelo combate aos crimes praticados contra empresas prestadoras de serviços públicos, e um perito da Polícia Civil foram à campo com o suporte de equipes técnicas especializadas da empresa Equatorial e constataram as irregularidades.

As ações começaram em Caraúbas do Piauí, onde a Operação foi realizada em uma fazenda, cuja unidade estava com fornecimento de energia suspenso, em função da inadimplência registrada há mais de dezesseis meses. Durante a inspeção, foi constatada a autorreligação da propriedade, realizada pelo cliente diretamente na rede da Concessionária, sem medidor de energia.

O responsável não foi encontrado na unidade no ato da fiscalização pela equipe de policiais da DECAP, porém todas as provas existentes da prática criminosa referente ao crime de furto de energia (Art. 155, § 3º do CPB) foram colhidas, apreendidas e apresentadas na Delegacia de Buriti dos Lopes, responsável pela apuração da citada prática criminosa devendo o autor ser indiciado pelo mesmo crime. Na ocasião, equipes da Distribuidora, em apoio à ação da Polícia Civil, retiraram da rede o transformador que atendia exclusivamente a fazenda e mais de 300 metros de cabos que garantiam o fornecimento irregular de energia do local. 

A Operação seguiu para Parnaíba, para fiscalização de um loteamento residencial e, mais uma vez, a Polícia Civil, com o apoio técnico da Equatorial, constataram no local uma ligação direta de energia, que supria todo o sistema de irrigação da unidade sem que o consumo fosse registrado no equipamento de medição, ocasionando um prejuízo de quase R$ 100 (cem) mil no faturamento da Distribuidora.

Após a inspeção, foram apreendidos no local três bombas, 200 (duzentos) metros de cabos e 11 caixas de comando, equipamentos que eram utilizados na ligação direta. Ressalte-se que no ano de 2021, no mesmo local, em outras duas ações de fiscalização, já haviam sido encontradas ligações diretas. Durante a ação, uma mulher se identificou como representante da empresa e foi conduzida a Central de Flagrantes para os procedimentos legais. 

A Polícia Civil reforça que atua de forma constante no combate ao furto de energia, que gera prejuízos não só para as concessionárias de serviço público, mas também para os usuários regulares e sociedade, que perde com a arrecadação de impostos que poderiam ser destinados a investimentos essenciais.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parnaíba - PI
Parnaíba - PI
Sobre o município Parnaíba é um município brasileiro do Estado do Piauí, o segundo mais populoso do estado, possuindo uma população estimada em 183.482 habitantes em julho de 2020. Parnaíba foi agraciada com uma zona de processamento de exportação (ZPE) trazendo assim, a sua velha imagem de grandes indústrias como no início do século XX.
Parnaíba - PI Atualizado às 15h14 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 35°

Ter 35°C 24°C
Qua 35°C 25°C
Qui 33°C 26°C
Sex 33°C 26°C
Sáb 32°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes