A Empresa de Gestão de Recursos (Emgerpi) empossou, nesta quinta-feira (5), os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa), cuja função é promover a segurança e saúde ocupacional das pessoas dentro das empresas. A eleição aconteceu nessa quarta-feira (4).
Em conformidade à Norma Regulamentadora (NR 5), aprovada pela MTP n° 4219, de 20 de dezembro de 2022, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o processo eleitoral dos membros da Cipa 2024/2025 da Emgerpi assegura que os funcionários da empresa escolham, por votação presencial, o vice-presidente e um suplente, sendo que o presidente e segundo suplente da comissão deverão seguir a indicação do diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis.
Com 117 votos, os empregados da Emgerpi elegeram Adalberto Ramos como vice-presidente e Assis Silva como seu suplente. Stela Andrade foi à indicação da direção para o cargo de presidente da comissão, ficando a funcionária, Felicidade Almeida, como sua suplente.
Os membros da Cipa têm por missão realizar inspeções periódicas no ambiente de trabalho, visando identificar riscos de acidentes, doenças ocupacionais e adotar medidas preventivas que garantam maior segurança e saúde dos funcionários.
As 10 primeiras etapas do processo eleitoral para constituição da Cipa da estatal aconteceram nos meses de outubro e novembro. Já a eleição, apuração dos votos e assinatura da ata de pleito ocorreram nessa quarta-feira (4), das 8h às 12h, do prédio sede da Emgerpi. Na manhã desta quinta-feira (5), foi feita a apresentação dos membros designados pelo presidente da Emgerpi e assinatura da ata de posse dos cipeiros eleitos.
Como determina o edital, somente os funcionários em cargos comissionados, efetivos e jovens aprendizes (a partir dos 18 anos) poderiam participar do processo eleitoral, sendo que todos devem estar em atividade e lotados na sede. Para votar, o empregado teve que comparecer ao local de votação portando documento original de identificação com foto.
A campanha nas dependências da Emgerpi aconteceu nos dias, 29 de novembro, 2 e 3 de dezembro. Com mandato de um ano, a contar da data de assinatura da ata de posse, os cipeiros eleitos poderão ser candidatos à reeleição.
“Por meio da Cipa, a Emgerpi conseguirá melhorar o monitoramento da segurança e saúde dos nossos colaboradores, objetivando a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, proporcionando melhor preservação da vida e saúde do trabalhador. Os cipeiros eleitos seguirão as normas regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e receberão treinamentos de como atuar em procedimentos de emergência, além de fortalecer a cultura de segurança e saúde em nossos espaços de trabalho.”, explicou o diretor-presidente da Emgerpi, Adroaldo Reis.
Todo o processo eleitoral foi realizado por membros da comissão eleitoral da Cipa, tendo suas funções na gerência de liquidação e assessoria jurídica da Emgerpi.
O treinamento obrigatório aos novos membros da comissão acontecerá na próxima segunda-feira (9) e contará com a presença de uma psicóloga, um engenheiro em segurança do trabalho e outros profissionais que devem conduzir o treino.