Quinta, 26 de Dezembro de 2024
24°C 32°C
Parnaíba, PI
Publicidade

Sesapi orienta vacinação contra a meningite para jovens de 11 a 15 anos não vacinados

Além dos adolescentes, os profissionais de saúde atuando nos hospitais estão entre os grupos prioritários da campanha.

Illan Herman
Por: Illan Herman Fonte: Secom Piauí
06/12/2024 às 14h10
Sesapi orienta vacinação contra a meningite para jovens de 11 a 15 anos não vacinados
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) emitiu nota técnica informando que a vacina anti-meningocócica ACWY está sendo temporariamente oferecida a adolescentes de 11 a 15 anos, que ainda não foram vacinados, e aos profissionais de saúde que lidam diretamente com pacientes internados. A aplicação do imunizante também é indicada na ausência da vacina meningo C, em crianças com 3, 5 e 15 meses.

De acordo com a Sesapi, os adolescentes e jovens adultos são vulneráveis à transmissão da doença, já que muitos carregam a bactéria sem apresentar sintomas. Ampliar a vacinação nesse grupo, ajuda a proteger as pessoas vacinadas, além de reduzir a circulação da bactéria e evitar surtos. Além dos adolescentes, os profissionais de saúde atuando nos hospitais estão entre os grupos prioritários da campanha.

A vacinação será feita em postos de saúde e nos hospitais (para profissionais de saúde), conforme o planejamento das secretarias municipais de saúde e enquanto durar o estoque.

Continua após a publicidade
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Sesapi destaca que essa medida ajuda a prevenir casos graves da meningite, além de reduzir hospitalizações e sequelas. Também permite o uso eficiente das doses disponíveis e facilita o acesso à vacinação.  

A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, reforça que a iniciativa é essencial para o fortalecimento das coberturas vacinais no estado. "Estamos trabalhando para ampliar o acesso às vacinas e otimizar os estoques, protegendo nossa população , prevenindo evitando surtos", afirma.

Pessoas com febre, problemas de coagulação ou grávidas devem consultar um médico antes de receber a dose. Quem já teve alergia grave a vacinas não deve ser imunizado.  

Essa ação reforça o compromisso do estado em proteger a saúde da população e combater doenças graves de forma eficiente e estratégica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários