Projetos desenvolvidos em escolas da rede estadual de ensino do Piauí conquistaram reconhecimento nacional no II Prêmio PI nas Escolas, promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com três projetos vencedores, o Piauí compartilha o segundo lugar em número de prêmios com os estados da Paraíba e do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas de Goiás, que liderou com quatro vencedores.
O resultado revelou ainda que o Piauí foi o estado com o maior número de inscrições no II Prêmio PI nas Escolas, totalizando 20 projetos submetidos. Desses, 15 foram classificados e cinco chegaram à etapa final.
Entre os projetos premiados, dois são da Escola Família Agrícola Baixão do Carlos, localizada na zona rural de Teresina. São eles: “Vila Circular: Comunidade Educativa Sustentável e de Inovação Coletiva”, vencedor na categoria Planeta, e “Inovamente: Criatividade, Tecnologia Social e Propriedade Intelectual para Impacto Social”, premiado na categoria Criatividade, ambos com orientação da professora Dandara Scarlet Bacelar.
O projeto Inovamente propõe soluções criativas para inclusão, acessibilidade e sustentabilidade. Raely Coutinho Silva Conceição, aluna do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, descreveu o impacto do projeto.
“Acreditamos que os jovens têm o poder de mudar realidades não apenas sonhando, mas agindo. O Inovamente é a nossa resposta aos desafios de inclusão, acessibilidade e sustentabilidade que marcam nossa comunidade. É um projeto que pretende transformar vidas com a tecnologia, criatividade e propósito”, afirmou a estudante.
Larissa Viterbino, estudante do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, explica que o projeto vencedor buscou proteger os direitos intelectuais da plataforma desenvolvida pelos estudantes.
“O site foi pensado para postagem de eventos e divulgação de projetos da escola. Também justificativa de falta, boletim, dentre outros serviços, e tudo feito de forma on-line. Então tivemos que aprender a proteger a nossa criação, para que ninguém tome posse daquilo que pertence a nós. Estudamos sobre licenças de proteção de protótipos, direitos autorais e uso de boas práticas, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É um projeto integrador que envolve toda a comunidade escolar”, comentou a aluna.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, parabenizou os piauienses pelos resultados alcançados e por acreditarem na educação como ferramenta de transformação de suas vidas e da sociedade.
“O Piauí demonstra mais uma vez que nossos alunos têm potencial para brilhar nacionalmente e mundialmente. Esses projetos são um exemplo de como a educação pode transformar vidas e comunidades. Parabenizo todos os estudantes, professores e gestores que se dedicaram e representaram o nosso estado com excelência”, congratulou o gestor.
Prêmio PI nas Escolas
O Prêmio PI nas Escolas é o concurso de educação da propriedade intelectual (PI), um dos maiores do país, que reconhece as iniciativas de professores e gestores escolares que promovem o ensino da PI desde a educação infantil ao ensino superior, mediante prêmios individuais em valores de até 15 mil reais líquidos.
Premiação
A premiação total do concurso será de R$ 141.750 em valores brutos, com possibilidade de cumulação para professores ou gestores escolares classificados como finalistas e vencedores em suas categorias. Cada vencedor regional, inscrito em dimensões e categorias temáticas específicas, receberá um valor líquido de R$ 3.000, por meio de depósito bancário, além de um certificado de vencedor. A entrega dos prêmios e certificados ocorrerá entre os dias 9 e 29 de dezembro de 2024.