Domingo, 22 de Dezembro de 2024
25°C 32°C
Parnaíba, PI
Publicidade

O descaso com a educação em Parnaíba: o legado do prefeito Mão Santa

Ao invés de priorizar resultados reais na formação dos estudantes, a administração municipal parece ter optado por estratégias que favorecem o cumprimento de metas fiscais e financeiras, sem levar em conta os prejuízos a longo prazo para a educação da cidade.

Illan Herman
Por: Illan Herman
11/12/2024 às 13h03 Atualizada em 11/12/2024 às 13h15
O descaso com a educação em Parnaíba: o legado do prefeito Mão Santa

O fechamento antecipado do ano letivo e a pressão para aprovar alunos sem a aprendizagem mínima são reflexos claros da péssima gestão de Mão Santa à frente da Prefeitura de Parnaíba. Recentemente, uma professora denunciou na Câmara Municipal que, além de encerrar o ano letivo antes da hora, a prefeitura demitiu os professores celetistas de forma errada, ignorando a Lei Trabalhista. Essa atitude é não só ilegal, mas também um desrespeito aos professores e ao futuro dos alunos.

A situação é grave: professores são demitidos sem aviso e sem compensação, enquanto alunos são aprovados sem ter aprendido o básico. Um exemplo alarmante são os alunos do 5° ano, que ainda não sabem ler. Isso é apenas mais uma prova do abandono da educação municipal durante o governo de Mão Santa.

O maior legado de Mão Santa será ser o primeiro governador cassado da história do Brasil e, ao mesmo tempo, o responsável por abandonar a educação de Parnaíba. Em vez de investir em políticas que melhorassem a educação, ele ignorou o básico: capacitar professores e melhorar as escolas. A cidade, que poderia ser referência em educação, agora sofre com um sistema falido, que não preparou seus jovens para o futuro.

Continua após a publicidade

O fechamento antecipado do ano letivo e o tratamento injusto com os professores são apenas mais uma página triste dessa gestão. Parnaíba, que merecia ter um futuro melhor, agora se vê com um sistema educacional falho, prejudicando os alunos e desvalorizando os educadores. A cidade paga o preço por uma gestão que falhou onde mais importa: na formação de seus jovens.

Que a história registre, portanto, que a última lembrança deixada por Mão Santa será a de um prefeito que, ao abandonar a educação, comprometeu o futuro de uma geração inteira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários