A gestante de oito meses, Djane Arcanja de Sousa, relatou os momentos de desespero que ela e a família passaram na madrugada deste sábado (14), durante o roubo de um avião monomotor no Clube de Ultraleve do Piauí, em Teresina. Djane é esposa do vigia do local, que foi rendido durante a ação.
Por volta de 2h30, seis homens encapuzados e fortemente armados pularam a cerca, arrombaram a porta da casa do vigia do aeroclube e renderam ele e a esposa. Djane contou que os criminosos disseram que não fariam nada com a sua família e arrastaram seu companheiro para fora da residência, para que ele os levassem até o avião monomotor que seria roubado.
“Estava de madrugada e a pessoa entrou dentro de casa armada perguntando ‘cadê o caseiro?’, arrastando os filhos da gente pra dentro de um quarto com arma na mão. A gente fica naquele susto, com medo de acontecer qualquer coisa. Eles disseram ‘A gente veio só fazer uma ação aqui, não vamos mexer com vocês, não reajam, que eu não vou fazer nada com vocês’. Eles levaram meu marido arrastado pra fora [de casa], disseram que não iam fazer nada com ele porque eles viram eu grávida, perguntaram se eu não estava sentindo nada, pediu pra o meu menino buscar uma água pra eu beber. Toda hora eles perguntavam ‘a senhora não tá sentindo nada não?’”, relatou.
A aeronave modelo Cessna 206 PT-DQF pertence ao neurologista Jacinto Ley. "Nunca pensei que iriam roubar um avião. É a primeira vez que ouço falar disso aqui no estado. A sensação é de insegurança, impotência, é muito triste o que aconteceu", declarou.
O médico tinha o avião monomotor desde 2009. Para ele, os criminosos tinham informação de que o avião estaria no local e experiência para roubar uma aeronave desse porte.
"Eles chegaram pedindo a chave do hangar. Não tiveram dificuldade em decolar com o avião. Acreditamos que o avião tenha sido roubado para o uso de tráfico de drogas. É uma aeronave que suporta bastante peso, cerca de 800 quilos, e pousa em pistas curtas", destacou.
O secretário estadual de segurança, Chico Lucas, destacou que todas as polícias especializadas estão ajudando na busca da aeronave e dos criminosos. Ainda não há informação de quantas pessoas participaram do crime.
Mín. 23° Máx. 28°