O governador Rafael Fonteles assinou nesta sexta-feira, 03 de março, a criação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado - DRACO, e também a criação do Núcleo de Apoio a Repressão de Roubos e Furtos de Aparelhos Eletrônicos- NARFF. Também foi sacramentada a criação de nove Delegacias para combater as facções criminosas.
Nove Delegacias de Combate a Facções criadas:
Delegacias de combate a facção (04 em Teresina e 05 no interior)
Especializadas interior Piauí
04 Unidades do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) Teresina
Delegados:
Na solenidade, Rafael assinou decreto de nomeação de 10 novos delegados que atuarão em Teresina e no interior. Os novos delegados passaram pelo curso de formação. Ao todo, concluíram o curso de formação de delegados de polícia civil 18 alunos.
Na ocasião, o governador Rafael Fonteles nomeou 10 delegados de Polícia Civil hoje, pois exatamente 10 estão assumindo novas funções e os demais, 8, serão nomeados até o final do ano. O líder estadual disse que está cumprindo uma das metas da campanha.
Rafael destacou que a articulação de todos os poderes é sociedade para reprimir a criminalidade e levar braço social do estado às comunidades mais violentas, proporcionando com cultura, lazer e educação.
O governador acredita que a violência é resultado de desequilíbrio social. De acordo com ele, os estados mais violentos são os mais desiguais. "Nos lugares mais desiguais têm mais violência. Políticas sociais e políticas de repressão têm que andar juntas", disse.
O líder do Executivo quer baixar o índice de mortes violentas pela metade. Segundo o governador, os crimes são complexos, abrangendo ainda o mapeamento de armas ilegais e venda de drogas. "Vamos tornar o Piauí um dos estados mais seguros do Piauí", frisou.
Erivando de Mendonça Silva discursou em nome dos formandos e manifestou sua satisfação de passar por 7 etapas e chegar ao cargo de delegado da Polícia Civil.
O novo delegado falou do desafio da nova missão e, sobretudo, no combate à organizações criminosas que estão no Piauí e em todo o Brasil. Ele destacou o esforço do Governo do Estado na segurança pública e chega para somar e disse que vai assumir a função de presidência de inquéritos e atuar em operações. "Estamos aptos para contribuir na segurança pública e estamos dispostos a servir ao povo. Estar aqui é a realização de um sonho", disse.
O secretário Chico Lucas disse que a criação do Departamento de Repressão ao Crime vai permitir um trabalho de forma permanente, incluindo informações de todos os crimes relacionados às facções em um só lugar.
"A concentração de informações é esse trabalho sistemático vai fazer com que tenhamos números melhores para apresentar até o final do ano", disse o secretário Chico Lucas.
O líder da pasta também comentou sobre a superintendência de ações integradas responsável pela união das forças policiais.
Ele disse que as polícias são formadas por pessoas qualificadas. "Não há segurança atuando de forma isolada e o que vemos hoje é harmonia entre as polícias e forças de segurança. Criamos gerências especializadas", diz.
Mín. 22° Máx. 28°