O Centro de Operações Policiais Militares (Copom/PMPI), que faz parte do Centro de Comando e Controle (CICC) da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), setor responsável por realizar atendimentos via 190 em caráter de urgência e emergência, divulgou relatório com os dados referentes ao número de atendimentos realizados ao longo de 2024. De acordo com o documento, somente neste ano, o centro contabilizou cerca de 452.333 chamadas, o que representa um aumento de 4% em relação ao ano passado, quando foram registradas 429.143 chamadas.
Ainda segundo o relatório, o Copom registrou uma média mensal de 7.726 ocorrências. De acordo com o coordenador do centro, tenente-coronel Cláudio Pessoa, o aumento no número de chamadas se deve à modernização do sistema de comunicação operacional. Uma das melhorias foi a implantação de novos rádios digitais nas viaturas da PM. Essa modernização influencia diretamente na redução do tempo de espera de cada ligação e no desfecho ideal para cada ocorrência.
“No ano de 2024, fomos responsáveis pelo atendimento de mais de 450 mil chamadas pelo canal 190. Com o advento das ferramentas Sinesp CAD e CAD Agente Operacional, reduzimos tanto o tempo de espera no atendimento quanto o tempo de resolução final das ocorrências. Por meio da nova rede-rádio, otimizamos a comunicação operacional, o acompanhamento em tempo real das viaturas (agora georreferenciadas) e a qualidade no desfecho de todas as ocorrências”, explica Cláudio Pessoa.
Em dezembro de 2023, o Corpo de Bombeiros passou a contar com uma cabine de atendimento por meio do 190. Além disso, a Polícia Civil, em setembro de 2024, também passou a oferecer teleatendimento à população pelo canal.
De acordo com um dos coordenadores do centro, major Osiel Sousa, além de melhorar o atendimento e orientar corretamente o usuário, essa adesão promove maior integração entre as forças de segurança.
“Comprovamos que, com essa integração, as forças de segurança têm alcançado uma eficiência muito maior no atendimento. Antes, recebíamos muitas ocorrências que eram de competência dos Bombeiros ou da Polícia Civil, e havia dificuldade em direcionar o solicitante. Hoje, já conseguimos fazer isso. Agora contamos com uma cabine da Polícia Civil e outra do Corpo de Bombeiros, e todas as ocorrências são centralizadas no Centro Integrado de Comando e Controle, sendo despachadas diretamente para o comando responsável. Dependendo da demanda apresentada, a ocorrência é direcionada para a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar. Antigamente, cada órgão tinha um número específico. Hoje, você pode ligar para o 190, seja para atendimento de urgência pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou Polícia Civil. O número é único, 190”, explica Osiel.
O teleatendimento do Copom é realizado atualmente por cerca de 72 profissionais civis devidamente qualificados para a função. Eles se revezam 24 horas por dia, durante todo o ano, buscando garantir tanto a eficiência quanto a eficácia no atendimento à população. Durante o atendimento, o número do telefone de origem da chamada é identificado e, na sequência, com base no relato fornecido pelo solicitante, é feita a classificação inicial da natureza da ocorrência, a localização completa do endereço e o detalhamento das características físicas dos envolvidos.
Após o processamento da chamada, a unidade policial responsável pela área é acionada. A meta primária do serviço é atender o usuário no menor intervalo possível, desde a geração da chamada até sua resolução do problema relatado pelo solicitante.
O 190 é um serviço gratuito que funciona 24 horas por dia em todo o território nacional. O solicitante deve utilizar o canal em casos de necessidade imediata ou socorro rápido, como por exemplo, quando está ocorrendo ou acabou de ocorrer um crime, quando a integridade física do cidadão ou o patrimônio estiver em risco, em casos de acidentes de trânsito com pessoas feridas ou crimes de trânsito.