Maria dos Milagres de Sousa Ribeiro Silva, de 44 anos, estudante do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), morreu nesta sexta-feira (19) no Hospital do Satélite, Zona Leste de Teresina, após sofrer um mal súbito nas dependências da instituição de ensino.
Uma testemunha, que preferiu não se identificar, relatou que a discente passou mal no banheiro da universidade. Professores e colegas de turma de Maria dos Milagres acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Outras pessoas foram até o Hospital Universitário (HU-UFPI) solicitar atendimento médico para ela, entretanto, não conseguiram.
Em nota, o HU informou que não possui atendimento de urgência e emergência e que atendimentos, consultas ou internações são regulados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).
A estudante foi levada desacordada pelo Samu para o Hospital do Satélite, onde ela recebeu atendimento médico. O estado de saúde dela era gravíssimo.
O Centro Acadêmico de Letras Torquato Neto denunciou que, dentro da universidade, “não foi prestado qualquer tipo de assistência” à aluna e que “a universidade, mais uma vez, inexistente quanto ao auxílio e manutenção da saúde e integridade física de seus discentes, sobretudo em blocos mais afastados, como o prédio da Coordenação de Letras Libras”.
Em nota, a universidade afirmou que “a Divisão de Vigilância e Segurança da UFPI se dirigiu ao local e prestou o apoio necessário para viabilizar o trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu)”.
Confira o pronunciamento completo da instituição de ensino abaixo
A Universidade Federal do Piauí comunica com profundo pesar o falecimento, nesta sexta (19/5), da aluna do Curso de Letras-Libras, Maria dos Milagres de Sousa Ribeiro Silva, de 44 anos.
A aluna faleceu no Hospital do Satélite, vítima de mal súbito cardíaco na vigência de um processo gripal. Ela começou a passar mal na tarde de ontem (18) nas dependências do curso de Libras do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Após ser informada, a Divisão de Vigilância e Segurança da UFPI se dirigiu ao local e prestou o apoio necessário para viabilizar o trabalho do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que conduziu a aluna desacordada ao Hospital do Satélite, onde ocorreu o óbito.
A Administração Superior da UFPI manifesta solidariedade a familiares e amigos da aluna. Oferece condolências também a toda a comunidade do CCHL, em especial, a professores, técnicos e alunos do Curso de Letras-Libras.
Mín. 23° Máx. 31°