Cinco hospitais da rede pública estadual de saúde do Piauí foram reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como exemplos de alta conformidade durante a Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente 2023. O Hospital Getúlio Vargas (HGV), o Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), o Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar (HPM), o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela e o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, foram destacados no relatório divulgado na sexta-feira, dia 5.
A avaliação envolve os 25 hospitais prioritários com leitos de UTI no estado, e é realizada anualmente de forma voluntária pelos serviços de saúde. Essa iniciativa ocorre por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponibilizado pela Anvisa, com coordenação das vigilâncias sanitárias estaduais, sendo a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) responsável pelo monitoramento no estado.
A participação dos hospitais na avaliação permite que os serviços analisem suas práticas assistenciais, facilitando o aprimoramento dos conhecimentos e o planejamento das ações de melhoria em cada unidade de forma contínua, independentemente da classificação final.
Dos 25 serviços prioritários avaliados, 16 hospitais do Piauí foram classificados como altamente conformes. São considerados nessa categoria os hospitais que atingiram, no mínimo, 67% dos critérios estabelecidos pela Anvisa. Destaque para o HGV, HILP e Natan Portela, que alcançaram a pontuação máxima de 100% na avaliação das boas práticas de segurança do paciente.
Dirceu Campelo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), comemorou o resultado e ressaltou a importância da avaliação para os hospitais da rede estadual.
"Este é um compromisso contínuo do Governo do Estado em buscar medidas seguras e de qualidade para que possamos sempre levar melhorias aos serviços de saúde oferecidos à população", disse.
Leila Santos, superintendente de Atenção aos Municípios da Sesapi, explicou que, no total, 25 hospitais prioritários com leitos de UTI do Piauí alcançaram 100% de adesão.
"É a 7ª vez consecutiva que o Piauí atinge este resultado com seus hospitais. Nossa Vigilância Sanitária realiza um trabalho incansável durante todo o ano para que as unidades de saúde participem da avaliação", afirmou.