O Piauí está, neste domingo (10), com três alertas amarelos, de perigo potencial, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mais de 200 municípios deverão ser afetados (veja a relação ao fim da reportagem).
Com relação à baixa umidade do ar, 201 cidades deverão ter variação de 30% e 20% até a noite. O Inmet alerta para o risco de incêndios florestais e à saúde.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 50% podem provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Por isso, recomenda-se que a população beba bastante líquido, use hidratante para pele e umidifique o ambiente, e evite exposição ao sol ou prática de atividades físicas nas horas mais quentes do dia.
O alerta para vendaval compreende 96 cidades, todas também com aviso de baixa umidade. O vento nesses locais deve variar entre 40 km/h e 60 km/h. A previsão de duração do fenômeno vai até a manhã desta segunda-feira (11).
O instituto alertou para o risco de queda de galhos de árvores e orientou que, em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores.
Há ainda um aviso de intensificação dos ventos no litoral, que deverá afetar exclusivamente Cajueiro da Praia. O Inmet orientou sobre a movimentação de areia de dunas. A previsão de duração do fenômeno vai até a manhã de segunda.
Mín. 25° Máx. 33°