Dois estudantes que estavam no ônibus escolar que tombou em José de Freitas, na quinta-feira (14), passaram por cirurgias ortopédicas de clavícula no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). No acidente, uma adolescente de 12 anos morreu, 28 alunos e um monitor ficaram feridos.
"Elas seguem com quadro estável, evoluindo bem, sendo uma com previsão de alta para as próximas 48 horas", informou o diretor-geral do HUT, Ítalo Costa.
Ao todo 21 pacientes deram entrada na urgência do HUT na tarde da última quinta, dessas 19 já tiveram alta hospitalar e retornaram para casa. Outras feridos atendidos no hospital de José de Freitas, e não precisaram ser encaminhadas para Teresina.
A estudante Érica Pereira, de 12 anos, morreu vítima do acidente. O velório dela aconteceu na manhã de sexta-feira (15), na casa onde ela morava, na localidade São Mateus, zona rural de José de Freitas. O sepultamento ocorreu no final da tarde.
Érica estudava na José Amado de Oliveira, na localidade Porteira Velha. A casa onde ela morava com a família ficava a cerca de 2 quilômetros da escola. Na manhã de quinta, o motorista buscou ela e outros estudantes na comunidade, e o acidente aconteceu após ele percorrer 1 quilômetro de distância.
Por conta da tragédia, as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino de José de Freitas foram suspensas na sexta-feira. A Secretaria de Educação da cidade explicou que a intenção é permitir que a comunidade escolar possa processar o que aconteceu.
A conduta ao volante do motorista que dirigia o ônibus escolar já havia sido denunciada para a Prefeitura de José de Freitas, e estava sendo apurada, segundo o vice-prefeito da cidade, Antônio Abreu.
"As denúncias que chegaram estavam sendo apuradas. A gente também não esperava por isso [o acidente]", disse Antônio Abreu.
Ainda segundo o vice-prefeito, 20 ônibus escolares da frota de José de Freitas eram novos e começaram a ser usados em 2023.
As causas do acidente são investigadas pela Polícia Civil.O motorista se apresentou à delegacia ainda nessa quinta-feira (14).
O prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, afirmou que os motoristas passaram por capacitações para fazer o transporte de crianças.
"Nossos motoristas são contratados por teste, recebem capacitação, curso de direção defensiva, de transporte de alunos, manutenção de tacógrafo... Antão, no nosso entendimento, estavam aptos a fazer esse transporte. Mas infelizmente a gente se deparou com esse acidente, com essa notícia de que provavelmente o motorista estava em alta velocidade", comentou o prefeito.
Mín. 25° Máx. 33°