Educação Piauí
Uespi publica edital com mais de 4,2 mil vagas para ingresso em 2026 pelo SiSU
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) confirmou que o ingresso nos cursos de graduação presenciais da instituição, nos semestres letivos 2026.1 ...
18/12/2025 09h55
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) confirmou que o ingresso nos cursos de graduação presenciais da instituição, nos semestres letivos 2026.1 e 2026.2, ocorrerá integralmente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A medida está prevista no edital PREG/UESPI nº 022/2025, publicado no Diário Oficial do Estado , e contempla 100% das vagas ofertadas pela universidade.

Ao todo, a Uespi disponibiliza 4.260 vagas distribuídas em 105 cursos presenciais, ofertados nos campi e centros localizados em Teresina e no interior do Piauí. A seleção dos candidatos será feita exclusivamente com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo aceitas as edições de 2023, 2024 e 2025. O edital não define datas para a seleção ou matrícula.

A Uespi reservará, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, com renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio. Dentro desse percentual, a política de ações afirmativas prevê vagas específicas para pessoas negras, quilombolas e indígenas, para pessoas com deficiência e para estudantes da rede pública que não se enquadrem nas demais modalidades de cotas.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Roger Cunha (Ascom Uespi)

Para a matrícula institucional, que será realizada de forma online por meio do sistema da Uespi, os candidatos deverão apresentar documentação básica como foto recente, documento de identidade, CPF, certificado de conclusão e histórico escolar do ensino Médio, além de certidões de quitação eleitoral e, para os homens maiores de 18 anos, comprovante de quitação com o serviço militar. Os estudantes selecionados pelas políticas de ações afirmativas também deverão apresentar documentação específica para comprovação de renda, escolaridade em rede pública e, conforme o caso, autodeclaração étnico-racial ou laudo médico, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.

Continua após a publicidade

Os candidatos que não forem convocados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera do SiSU, respeitando os prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação. A convocação da lista de espera será realizada por meio de edital próprio, divulgado exclusivamente no site da Uespi.