A Polícia Civil do Piauí prendeu nesta segunda-feira (30), no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina, o ex-policial militar Francisco José Wellington da Silva Sousa. Ele foi condenado pelo assassinato do motorista de ônibus Manoel Messias Ramos Pereira, ocorrido em 2014.
De acordo com informações da Polícia Civil, Francisco, líder de uma organização criminosa, teria assassinado Manoel Messias, de 38 anos, após a vítima tentar extorqui-lo. O ex-policial foi expulso da Polícia Militar do Piauí em 2015, conforme decisão do Procedimento Administrativo Disciplinar nº 08/2015, publicada no Diário Oficial do Estado.
A prisão de Francisco foi realizada em cumprimento a um mandado de prisão preventiva decorrente de condenação não transitada em julgado, expedido pela 3ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Teresina. Ele foi sentenciado a 14 anos de prisão em regime fechado pelo homicídio de Manoel Messias.
Segundo investigações da Polícia Civil, Francisco liderava uma quadrilha suspeita de diversos roubos em Teresina. Um desses crimes ocorreu em 2013, quando o grupo roubou mais de R$ 3 milhões de uma granja.
Manoel Messias, a vítima do assassinato, era apontado como membro da quadrilha. Testemunhas afirmaram que ele se sentiu prejudicado por não ter recebido sua parte no roubo. Ainda conforme as investigações, Messias foi afastado de outras ações criminosas e acabou sendo morto ao tentar extorquir outros integrantes do grupo.
Mín. 24° Máx. 31°