Segurança Piauí
Conselhos Territoriais de Segurança Pública de Teresina debatem metas para 2026
A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Diretoria de Polícia Comunitária, realizou, nesta quinta-feira (18), o 3º Encontro...
18/12/2025 13h46
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Diretoria de Polícia Comunitária, realizou, nesta quinta-feira (18), o 3º Encontro dos Conselhos Territoriais de Segurança Pública (CONSETs) de Teresina. Com a presença dos presidentes eleitos e dos membros dos nove conselhos de cada Área Integrada de Segurança Pública (AISP), a reunião teve como objetivo apresentar e debater as ações realizadas no segundo semestre de 2025 e o plano de trabalho para 2026.

Para o diretor de Polícia Comunitária, coronel Renato Alves, um dos pontos positivos observados é o trabalho integrado dos conselhos, envolvendo as forças policiais e a diretoria executiva. Ele também pontuou que, nos últimos meses, os conselhos formados têm demonstrado resultados positivos.

“Estamos mobilizando todos os envolvidos para definir as prioridades de cada conselho em relação à segurança, que podem, inclusive, estar relacionadas a outras áreas”, declarou o coronel Renato Alves.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Continua após a publicidade

Ainda segundo o coronel Alves, as demandas debatidas durante o encontro serão direcionadas às autoridades competentes, conforme a necessidade. “Quando relacionadas à segurança, serão encaminhadas à Polícia Civil, à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros. Questões ligadas à Prefeitura de Teresina, como limpeza de terrenos e iluminação pública, serão encaminhadas à gestão municipal. Assim, trabalhamos em parceria, unindo polícia e comunidade, em busca de alternativas para melhorar a vida dos teresinenses”, explicou.

O presidente do conselho da AISP Leste 2, Luiz Cabral, destacou a importância da integração entre a segurança e a comunidade. “Não conseguimos fazer tudo sozinhos e a comunidade é quem sente e vive o problema mais do que ninguém. É ela que pode indicar o que está precisando e sugerir o que pode ser feito, para que os órgãos de segurança possam atuar e encontrar soluções para os problemas”, disse.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
O presidente do conselho da AISP Leste 2, Luiz Cabral

Para 2026, a meta é estabelecer um cronograma de trabalho que permita aos CONSETs identificar e organizar suas prioridades. Em alguns casos, cada conselho representa até 20 bairros, o que reforça a necessidade de planejamento estratégico para atender de forma eficaz às demandas de toda a comunidade.

Foto: Reprodução/Secom Piauí