Agricultura Piauí
Adapi adquire drones para uxiliar na fiscalização agropecuária
Os equipamentos serão usados em ações de mapeamento e fiscalização da produção agropecuária, contribuindo para a melhoria da defesa sanitária.
04/10/2024 15h11
Por: Illan Herman Fonte: Secom Piauí

A Secretaria da Assistência e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) recebeu dois drones, modelo DJI Mini 3, adquiridos por meio do Convênio IAAP nº 954498/2023, firmado com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os drones serão usados em ações de mapeamento e fiscalização da produção agropecuária, contribuindo para a melhoria da defesa sanitária.

Em novembro de 2023, 12 fiscais da Adapi, entre eles 10 engenheiros agrônomos e dois médicos veterinários, participaram de um curso de pilotagem de drones, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI).

Foto: Reprodução/Secom Piauí

“O uso desses equipamentos permitirá um trabalho mais eficiente e preciso, contribuindo para a melhoria da defesa sanitária e para uma fiscalização adequada da produção agropecuária. Além disso, ajudará na preservação do meio ambiente, pois nossos técnicos terão maior controle e precisão nas áreas produtivas”, afirma o secretário da Sada, Fábio Abreu.

Na última quinta-feira (3), um sobrevoo de reconhecimento na zona rural de Teresina foi realizado para calibrar os drones e auxiliar na coleta de amostras suspeitas de Sigatoka Negra em uma propriedade, com as amostras já enviadas para análise em laboratório oficial.

Segundo João Rodrigues, diretor geral da Adapi, os drones poderão ser utilizados em diversas atividades nas áreas vegetal e animal. “Como a fiscalização do vazio da soja, a busca de sinais de pragas quarentenárias em locais de difícil acesso e vistorias em cavernas e ambientes remotos para controle de morcegos hematófagos, entre outras aplicações. Assim, otimizamos recursos e agilizamos nossas respostas à sociedade, preservando a integridade e saúde dos servidores”, disse. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Importância do convênio

Fábia Rocha de Meneses, coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa), destacou a relevância do convênio: “Esse convênio firmado com o Mapa foi de extrema importância para a Adapi, pois, através desses recursos, estamos adquirindo materiais para atender suspeitas de SRNA e para atuar rapidamente frente a uma ocorrência do vírus da Influenza Aviária no estado do Piauí. A aquisição dos drones contribuirá significativamente na execução de ações como mapeamento de áreas de risco e vigilância dessas áreas”, finaliza.

A Adapi e a Sada estão avançando na modernização de seus serviços em favor do agronegócio piauiense, iniciando uma nova era de inovação e eficiência.

Foto: Reprodução/Secom Piauí