No próximo domingo, quase 2,7 milhões de eleitores e eleitoras do Piauí irão às urnas na maior eleição municipal já realizada no estado.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, fez um apelo para que todos participem do processo eleitoral de forma livre e consciente. “Sua participação é fundamental para o fortalecimento da democracia. Compareçam às urnas e votem de maneira livre e consciente”, declarou o presidente.
No estado, 496 candidatos e candidatas concorrem às prefeituras municipais, enquanto 7.977 disputam as vagas para vereadores.
O 1º turno das eleições começa às 8h (horário de Brasília) e vai até as 17h. O desembargador Sebastião Ribeiro Martins recomenda que eleitores com 60 anos ou mais votem no turno da manhã para evitar filas. “Compareça ao seu local de votação portando documento oficial com foto ou seu e-Título no celular”, orientou, ressaltando que o aparelho celular deve ser deixado no local indicado pelo mesário antes de entrar na cabine de votação.
O presidente do TRE-PI também reforçou a importância de evitar aglomerações e manifestações barulhentas no dia da votação. Apesar disso, é permitido o uso de camisetas e a manifestação individual e silenciosa de preferência política.
Para garantir a segurança do pleito, foi montado na sede do TRE-PI um Centro Integrado de Comando e Controle. O comitê é composto pelas Polícias Militar, Civil e Federal, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal de Teresina. Pela primeira vez, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) também integrará o comitê de segurança nas eleições do Piauí.
Além disso, o Tribunal contará com um Centro de Divulgação das Eleições (CDE), responsável por receber a imprensa e autoridades da Justiça Eleitoral.