O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (19), na sede do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), em Teresina, da solenidade de entrega da Medalha do Mérito do Procurador de Justiça Darcy Fontenele de Araújo. A honraria é concedida a pessoas e instituições que se destacam pelos relevantes serviços prestados à cultura jurídica, ao Ministério Público e à sociedade piauiense.
Durante a solenidade, Rafael Fonteles destacou a importância do reconhecimento e reforçou o compromisso de integração entre os poderes e demais instituições públicas. “É uma satisfação retornar ao Ministério Público do Estado do Piauí para participar de um momento de reconhecimento a pessoas que contribuíram de forma significativa para a sociedade e que recebem essa distinção por decisão dos procuradores e procuradoras. Esse momento também reforça o laço de integração entre o Executivo e o Ministério Público, especialmente no enfrentamento ao crime organizado”, afirmou o governador.
A procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí, Cláudia Seabra, também destacou o caráter institucional da cerimônia. “Este é um evento de reconhecimento, mas também de reafirmação de compromissos institucionais e interinstitucionais. As pessoas e instituições homenageadas hoje foram legitimamente aprovadas pelo Colégio de Procuradores e prestaram relevantes serviços à Justiça, ao Ministério Público e à cidadania. É um momento de celebração e de renovação desses compromissos”, afirmou.
Homenageado com o grau de Comendador, o delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, destacou o momento de integração institucional vivido no Piauí. “Vivemos uma fase muito positiva de integração entre a Polícia Civil e o Ministério Público, com as duas instituições atuando fortemente na persecução penal. Temos acordos de colaboração que já foram, inclusive, premiados pelo Conselho Nacional do Ministério Público, além de projetos para ampliar a atuação da perícia. Celebramos também um acordo que garante acesso pleno e restrito dos promotores de Justiça aos sistemas da Polícia Civil, o que dá mais agilidade às consultas, à anexação de laudos e ao uso de dados na atuação ministerial. É um avanço muito importante e fico muito grato e honrado em receber uma homenagem dessa envergadura de uma instituição tão respeitada como o Ministério Público”, destacou.
Foram agraciados com o grau Grão-Mestre o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, Severo Eulálio; a primeira-dama do Estado do Piauí e coordenadora do Pactos pelas Crianças, Isabel Fonteles; e o deputado estadual Vinicius Nascimento, em reconhecimento às contribuições institucionais e aos serviços prestados ao fortalecimento das relações com o Ministério Público e à sociedade piauiense.
Já com o grau Comendador, receberam a honraria o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Piauí, Luccy Keiko; os promotores de Justiça: Márcio Giorgi Carcará Rocha, Plínio Fabrício de Carvalho Fontes, Rômulo Paulo Cordão e Afonso Aroldo Feitosa Araújo; além das promotoras de Justiça: Gianny Vieira de Carvalho e Luana Azerêdo Alves, todos destacados pela atuação relevante em favor da Justiça, da cidadania e do interesse público.