Piauí

STF libera recurso do Fundef de R$ 1,5 bilhão ao Governo do Estado

Em decisão proferida nesta sexta-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, decidiu por acatar o recurso impetrado pelo Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE), sobre a decisão negativa do Tribunal de Contas da União (TCU) em antecipar o crédito proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O TCU havia suspendido a contratação de instituição financeira para antecipação do crédito proveniente do Fundef, que será aplicado na educação do estado. O recurso, na ordem de R$ 1,5 bilhão de reais, é devido pela União ao Piauí referente à sua participação no Fundef desde o ano de 1997, quando foi implantado.

O governador Wellington Dias afirmou ainda que o recurso do Fundef permitirá grandes investimentos na educação do Piauí. ” Vamos aplicar 100% dos recursos em educação, seguindo a Constituição, as Leis e orientações do TCU, TCE e do próprio STF. Vamos fazer o maior Programa de Melhoria da Educação do Estado do Piauí”, destacou.

O chefe do Executivo garantiu que o recurso será investido na rede de educação básica, alfabetização de jovens e adultos e profissionalização técnica. “Além de melhorar nossas estruturas, alcançando em cada escola tudo que garante uma escola de boa qualidade. Vamos reduzir evasão escolar, reduzir repetência, ampliar as matrículas e, o principal, alcançar educação de muita qualidade no Piauí”, ressalta o gestor.

O Governo do Estado argumenta que vem adotando todas as normas e regramentos estabelecidos pela corte. O plano para utilização destes recursos conta com o assessoramento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), parceria que irá auxiliar no cumprimento das metas estabelecidas pelo Governo do Estado.

O Fundef é o antecessor do atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e em 2018, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a União deve pagar aos estados e municípios um valor resultante de diferenças de transferências de exercícios anteriores.

Etiquetas
Mostrar mais

Jornal Piauí

Redação do Jornal Piauí. Através da redação iremos publicar notícias mais relevantes do dia do Piauí, do Brasil e do Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar