
Na manhã deste sábado (20), o Governo do Piauí, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) e com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou a instalação do primeiro posto de observação guarda-vidas na praia Pedra do Sal, em Parnaíba. A iniciativa faz parte de um projeto que tem como objetivo potencializar as ações de segurança na região litorânea do estado e garantir mais proteção aos banhistas.
O projeto teve ainda apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), com a doação de madeiras para a construção dos postos, e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel José Arimatéia Rêgo, os postos de observação são fundamentais na prevenção de afogamentos e outros acidentes na praia, pois permitem aos militares realizar atividades como o monitoramento das condições do mar, orientações a banhistas e outros atendimentos de emergência. “É uma estrutura de extrema importância, que amplia a visão do guarda-vidas em situações de alerta ou perigo iminente. Dessa forma, conseguimos prestar uma melhor assistência e segurança aos banhistas e a toda população que esteja visitando a praia. Agradecemos ao governador Rafael Fonteles e ao secretário de Segurança, Chico Lucas, pelo apoio incondicional na implantação desta unidade”, explicou.

Serão instalados, ao todo, 12 postos de observação guarda-vidas, sendo: dois postos na Pedra do Sal; um posto na região da Lagoa do Portinho; três postos na Praia de Atalaia; dois postos na Praia do Coqueiro; um posto na Praia de Maramar; um posto na Praia de Macapá; e dois postos em Barra Grande.
Os postos de observação funcionarão diariamente durante a alta temporada e, fora desse período, apenas aos fins de semana. Em cada posto, uma dupla de militares atuará em sistema de revezamento para garantir a segurança dos banhistas, com apoio de equipamentos e viaturas para atendimentos emergenciais.