De 19 a 22 de novembro de 2024, a Escola Estadual de Dança Lenir Argento encerra o ano com o espetáculo “Balé Fiandeiro”, uma emocionante homenagem ao mestre de balé Júlio César. Reconhecido por sua significativa contribuição à formação artística de renomados profissionais no Piauí e no Brasil, Júlio César é celebrado por sua dedicação e talento, refletidos na trajetória de tantos dançarinos que passaram por suas mãos.
A apresentação estará em cartaz no Theatro 4 de Setembro, sempre às 18h30, e traz uma proposta imersiva para o público, conduzindo-o ao universo do balé através de referências icônicas, como “O Lago dos Cisnes”, “Romeu e Julieta” e as célebres pinturas de bailarinas de Degas. “Neste ano, nosso objetivo é fazer o público vivenciar o mundo do balé e homenagear a influência e o legado artístico do mestre Júlio César”, destaca Datan Izaká, diretor da Escola Estadual de Dança.
“Balé Fiandeiro” não é uma narrativa biográfica convencional, mas sim uma experiência biofictícia: um mergulho nas memórias, inspirações e vivências de Júlio César, trazendo à cena a essência e a paixão de uma vida dedicada à dança no Piauí.
Sobre o Mestre Júlio César
Júlio César deu seus primeiros passos na dança incentivado por Dona Lenir Argento, precursora do balé no Piauí e patrona da escola que leva seu nome. Diretor e coreógrafo da Academia de Balé Júlio César, com mais de 35 anos de atuação em Teresina, Júlio é referência no cenário da dança. Em 2014, ele assumiu o cargo de diretor-geral da Escola Estadual de Dança Lenir Argento, ampliando seu legado na formação de novos artistas.
1 / 13
Mín. 25° Máx. 32°