Cinco jovens foram presos nesta quinta-feira (18) suspeitos de venderem celulares oriundos de roubo e furto, emitirem notas fiscais falsas e entregarem os aparelhos aos clientes em um carro de luxo, nas cidades de Teresina e Altos, a 41 km da capital.
As prisões aconteceram durante a 26ª fase da Operação “Interditados”, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) nesta quinta. Segundo o delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, os celulares eram vendidos nas redes sociais.
Os suspeitos são investigados pelos crimes de associação criminosa, receptação qualificada, estelionato e falsificação de documento.
Além das prisões, cinco mandados de busca e apreensão também foram cumpridos nas casas deles. O veículo de luxo com o qual as entregas eram realizadas foi apreendido.
O protocolo de recuperação de celulares criado e implementado pela SSP-PI já diminuiu o roubo de aparelhos em quase 40% e aumentou a apreensão de telefones em cerca de 311% nos seis primeiros meses de 2024, afirmou o delegado Matheus Zanatta.
Em abril deste ano, o Ministério da Justiça anunciou que irá incorporar a estratégia adotada pelo governo do Piauí ao programa “Celular Seguro”, política nacional de combate ao furto e roubo de aparelhos.
“Já tivemos a visita de 18 estados do Brasil e vamos implementar este projeto na Argentina. Estamos também com o projeto de recuperação e veículos roubados e furtados, a Operação ‘Rastreados’, que vai seguir o mesmo modelo”, ressaltou o delegado.
Mín. 24° Máx. 32°