A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal recapturaram, nesta quinta-feira (4), em Marabá (PA), os dois fugitivos que haviam escapado da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A operação de recaptura ocorreu por volta das 13h30, após 50 dias de fuga.
Marabá, localizada no Sudeste do Pará, fica a mais de 1.600 quilômetros de distância de Mossoró. Um trajeto direto entre as duas cidades passa por pelo menos cinco estados: Pará, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão – e, a depender da rota escolhida, pode incluir também o Norte do Tocantins.
A operação envolveu o monitoramento de três veículos suspeitos, que segundo as investigações, estavam dando cobertura à fuga. No total, seis pessoas foram presas nos três carros. Um dos foragidos foi capturado pela PF, e o outro pela PRF.
Os fugitivos, identificados como integrantes do Comando Vermelho, são Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos. Eles haviam escapado do presídio em 14 de fevereiro.
"Na tarde desta quinta-feira (4), em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal, foram presos, em Marabá (PA), os foragidos do Sistema Penitenciário Federal Rogério Mendonça e Deibson Nascimento", afirmou a PF em nota oficial.
Os suspeitos foram detidos na ponte que atravessa o Rio Tocantins e nas proximidades. A abordagem foi realizada nesse local para evitar a possibilidade de fuga pelo rio. Com o grupo, foram apreendidos um fuzil com dois carregadores, dinheiro e oito celulares.
Em uma coletiva de imprensa, Lewandowski afirmou que os fugitivos contaram com o apoio de uma facção criminosa e tinham planos de tentar fugir para o exterior.
Mín. 24° Máx. 31°