Os piauienses Maria Cunha e João Pedro conquistaram a medalha de bronze durante o torneio Olimpyc Hopes, de canoagem, realizado na Hungria, na semana passada. O evento é conhecido como o primeiro passo para grandes atletas se revelarem para o mundo. Os atletas fazem parte da escola de canoagem Iporanga da cidade de José de Freitas.
No C1W Sub16 1000m, Maria do Livramento de Souza Cunha trouxe mais uma medalha para o Brasil, conquistando o bronze com o tempo de 4:52.82s. A atleta conta que o nervosismo chegou a bater, mas nada que atrapalhasse a conquista.
"Pra mim foi meio difícil, porque eu tava muito nervoso, e muito nervoso pra estar ali junto não é bom, principalmente em competição, que dá uma coisa mais na gente, mas a minha experiência foi ótima, porque na minha experiência já trouxe dois bronze e um ouro. Então pra mim foi uma experiência ótima e esse primeiro campeonato foi bem diferente do que eu tô acostumada", comenta Maria.
Foi a primeira competição internacional dos jovens. Toda a atmosfera do evento trouxe uma magia para a primeira conquista. Nas provas de duplas, João Pedro Alves da Silva e Diógenes Lopes Ferreira Junior conquistaram a medalha de bronze no Sub17, com o tempo de 3:50.00s. João fala como conquistar sua primeira medalha em uma competição que revela novos talentos.
"A primeira competição internacional, e com fé em Deus vem muitas mais ainda. Na hora fiquei feliz demais. Foi uma medalha na raça, pois tinha acabado de uma prova de 1000 metros e logo em seguida já pude descer outra prova e 1000 metros e ainda conquistei o bronze", comenta João.
A conquista é um orgulho, já que os atletas estão apenas começando. Ainda tem muita coisa para aprender e desenvolver, mas já demonstram que podem ir cada vez mais longe. Foi aqui nas águas da Barragem do Bezerro que os atletas se revelaram para o Brasil e se revelaram também para o mundo. Após conquistarem o brasileiro e também o Olympic Hopes, talvez pensarem uma competição ainda maior, não esteja tão distante. 2028 está bem aí, Los Angeles vai receber as próximas Olimpíadas.
"Em tão pouco tempo aqui em Zé de Freitas eu consegui colocar os dois na seleção brasileira. A mesma forma que eles mostraram para mim que é capaz, na seleção foi a mesma coisa, mostraram para os treinadores deles que são capazes de participar do Olympic Hope Regatas e trazer esse resultado positivo para eles e para a cidade. Então, o que eu espero deles é isso e muito mais, porque eu sei o quanto é grande o potencial deles e eu sei até onde eles vão chegar", destacou o treinador Diego Vianna.
Mín. 25° Máx. 32°