Sacos de lixo se acumulam pelas ruas de Teresina após 1 dia sem a coleta na capital por conta da suspensão do contrato da prefeitura com a empresa Litucera, que era responsável pela coleta. O serviço parou de ser feito nesta quarta-feira (7).
A superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Tatiana Guerra, explicou que uma nova empresa foi acionada para assumir o serviço de forma emergencial até que a licitação seja concluída. Durante esse tempo, a empresa que realiza o serviço no momento deve continuar operando.
Segundo o Sindicato dos Empregos em Empresas de Asseio e Conservação do Piauí (Seeacep), a coleta de lixo foi realizada na terça-feira (6) e foi suspensa no fim do dia e não ocorreu nesta quarta (7). Entretanto, a coleta é feita a cada dois dias, em cada ponto, e em alguns deles o lixo acumula-se desde segunda (5).
Na sede da empresa, os trabalhadores estão parados esperando notícias. Eles relataram que não sabem o que acontecerá com seus contratos. Ainda segundo Jonas Miranda, presidente do Seeacepi, a informação que o sindicato recebeu foi de que a nova empresa contratada começa a operar ainda nesta quarta (7), mas os trabalhadores estão apreensivos.
Moradores de vários pontos de Teresina enviaram imagens de calçadas cobertas de sacos de lixo em vários pontos da cidade na manhã desta quarta-feira (7), após um dia sem coleta.
Mín. 24° Máx. 33°