A professora Kércya Bispo de Freitas, de 32 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (23) no Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, dois dias após sofrer um aneurisma enquanto praticava exercícios em uma academia em Santa Rosa do Piauí, a 271 km da capital.
Segundo relato de uma prima, Kércya foi à academia em sua cidade natal na última terça-feira (20) e passou mal durante um exercício, ficando desacordada. Ela foi socorrida e levada ao Hospital de Pequeno Porte (HPP) do município, onde seu estado de saúde foi considerado crítico. Devido à gravidade do quadro, Kércya foi transferida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Oeiras, onde os médicos identificaram um aneurisma com hemorragia cerebral grave.
“Desde que ela caiu desacordada, não teve reação alguma. Ela foi estabilizada em Oeiras e, ao fazerem a tomografia, detectaram o aneurisma. Disseram que o quadro dela era gravíssimo”, relatou a prima de Kércya.
Continua após a publicidadeLinks de Redes Sociais
Apesar dos esforços da equipe médica na UPA para estabilizar a pressão e saturação da paciente, a condição de Kércya voltou a se deteriorar. A transferência para o HGV, em Teresina, só foi possível após a abertura de uma vaga, mas infelizmente a professora não resistiu e faleceu durante a madrugada. A prima ainda mencionou que a mãe e uma tia de Kércya também morreram em decorrência de aneurismas, sugerindo um histórico familiar da condição.
Kércya era professora de educação infantil na Escola Municipal José do Nascimento e Silva, localizada no povoado Santana, na zona rural de Santa Rosa do Piauí. Seu velório será realizado na tarde desta sexta-feira, em sua residência. A família, apesar da dor da perda, prefere lembrar dos momentos felizes ao lado da professora.
“Ela era a alegria em pessoa. Não existe falar dela e não sorrir. Adorava juntar os amigos para subir a serra, ir para o riacho, para a roça do pai fazer comida e ficar cantando. Era humana demais. A cada vídeo e foto que vamos vendo, a gente ri e chora”, acrescentou a prima.
Em nota, o prefeito de Santa Rosa do Piauí, Veríssimo Siqueira (PT), expressou seu profundo pesar pela perda de Kércya e decretou luto oficial de três dias no município. A nota, assinada pelo prefeito, vice-prefeito Chico Santos, e pelo Secretário de Educação Jailson Silva, destacou a dedicação da professora à comunidade.
"A Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Piauí, através do Prefeito Veríssimo Siqueira, do vice-prefeito Chico Santos e do Secretário de Educação Jailson Silva, manifesta o mais profundo pesar pela morte prematura da Professora Kércya Bispo de Freitas. Como forma de respeito à memória da dedicada professora, DECRETO LUTO oficial de três dias. Em sinal de luto pela morte de Kércya, determino o hasteamento da Bandeira de Santa Rosa a meio mastro."
A morte de Kércya Bispo de Freitas deixa uma marca profunda na comunidade de Santa Rosa do Piauí, que lamenta a perda de uma educadora querida e respeitada.
Mín. 25° Máx. 31°