Quem perder ou esquecer o título de eleitor ainda poderá votar apresentando um documento oficial com foto. A 10 dias das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que os eleitores aptos a votar podem se identificar ao mesário mesmo sem o título eleitoral. No entanto, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto ou o título digital, disponível no aplicativo e-Título, desde que a foto esteja cadastrada.
Nas Eleições Municipais de 2024, 155 milhões de eleitores poderão votar em 5.569 municípios para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O 1º turno será realizado em 6 de outubro, e o 2º turno, em 27 de outubro, ambos com votação das 8h às 17h, no horário de Brasília.
O eleitor deve apresentar um documento oficial com foto na seção eleitoral ou o título de eleitor digital com foto cadastrada, caso tenha feito o registro biométrico junto à Justiça Eleitoral.
Para quem optar pelo título de eleitor em versão física, é necessário apresentar também um documento oficial com foto no momento da identificação na seção eleitoral.
O TSE destaca que todos esses documentos são aceitos no dia da votação, mesmo que estejam fora da validade, desde que sejam legíveis e capazes de comprovar a identidade do eleitor. É importante lembrar que certidões de nascimento ou casamento, bem como a carteira de trabalho digital, não são aceitas como documentos de identificação. Portanto, ao sair de casa para votar, certifique-se de levar um documento oficial com foto que esteja legível.
Mín. 25° Máx. 32°