Com investimento de R$ 1.992.769,24 do Governo do Piauí, as obras de reforma e revitalização da Central de Artesanato Mestre Dezinho, no centro de Teresina, iniciaram nesta semana. A iniciativa visa valorizar e preservar a arquitetura do prédio, cumprir a lei de acessibilidade e de combate a incêndio, bem como melhorar a circulação das pessoas e tornar o local mais confortável. O período de execução das obras é de 240 dias.
A reforma consta de pintura e iluminação do prédio, alinhada à preservação arquitetônica e cultural. A recepção contará com a instalação de mobiliário para informações e controle e o auditório receberá iluminação especializada e sistema de som, bem como revestimentos acústicos. Além disso, o pátio terá ampliação da iluminação e nova pavimentação, com pisos intertravados, atendendo a demandas de acessibilidade. Um banheiro está sendo construído e outro passando por reforma e modernização.
Os serviços de construção de um banheiro e de reforma de outros já existentes estão bastante avançados, bem como a construção de um depósito embaixo da escada principal e a troca da iluminação na entrada do prédio. Esta etapa tem previsão de conclusão em 20 dias. "Estamos trabalhando intensamente para logo entregarmos essa etapa da reforma", disse o mestre de obras Franzé Araújo.
O superintendente da Sudarpi (Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí), Ícaro Machado, declarou que se sente muito honrado em desenvolver esse projeto de reforma que vai revitalizar a Central de Artesanato. Ele destacou que as calçadas serão niveladas, as fachadas do prédio terão pintura nova, a iluminação será nova e os banheiros, acessíveis. "Vamos cumprir todas as leis de acessibilidade e de combate a incêndios. Então, a população piauiense vai receber um novo polo turístico e cultural, todo reestruturado e pronto para uso", pontua o gestor.
Segundo ele, as obras buscam trazer melhor conforto para os artesãos, lojistas e público em geral, que procura arte e cultura neste importante ponto histórico de Teresina. "A partir dessa reforma, serão desenvolvidos novos projetos, com o intuito de movimentar a economia, o turismo e a cultura local", frisa Ícaro Machado.
A Central de Artesanato Mestre Dezinho é um espaço cultural tombado em nível estadual, dedicado ao artesanato local e nomeado em homenagem ao Mestre Dezinho, artesão santeiro de renome nacional e internacional.
A Central é mantida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Sudarpi), que tem como finalidade principal promover, apoiar o artesão e fomentar a comercialização dos produtos artesanais do estado.
Mín. 25° Máx. 32°